O casal de influenciadores do canal Casal da Lavanda embarcou em uma viagem gastronômica pela Serra catarinense e experimentou pratos amados. Em um vídeo publicado nas redes sociais, os dois mostram pratos tradicionais e compartilham curiosidades sobre os ingredientes.
Continua depois da publicidade
O conteúdo foi gravado em 2022 durante o Festival de Inverno em São Joaquim. No pavilhão da maçã, palco da festa, o casal experimentou o arroz carreteiro com frescal, uma carne desidratada naturalmente e macia, especialidade local, servido dentro do pão.
O casal, formado por Luíd e Stefane, elogiou a textura da carne e a combinação com o pão, ressaltando o sabor da farinha que acompanha o prato. Em seguida, os dois provaram uma sopa agnolini (capeletti), um tipo de macarrão recheado com frango, com um toque bem evidente de alho, que afirmaram ser muito saborosa e ideal para o clima frio.
Durante os dias frios, uma bebida pode ser uma companhia agradável e saborosa. Pensando nisso, o casal de influenciadores resolveu experimentar o suco de maçã gaseificado da Cooperativa Agrícola de São Joaquim, descrito como uma bebida suave, que lembra balas de maçã verde.
No trajeto para Bom Jardim da Serra, os dois jovens consumiram pratos tradicionais com o pinhão, fruto ligado à araucária local, como a paçoca de pinhão e o “entrevero”, um ensopado com pitadas de pinhão, carne e legumes.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo completo
Além desses pratos, os dois resolveram provar uma rosca de polvilho macia, receita comum no dia a dia de diversos catarinenses.
O casal elogiou o prato e a textura da receita. Por último, os influenciadores experimentaram um pacotinho de maçã crocante em gomos de São Joaquim, cidade conhecida como a Terra da Maçã.
Na hora de eleger o prato favorito, Luíd e Stefane afirmaram que adoraram as comidas com pinhão e o arroz carreteiro. Os dois embarcaram em uma viagem de bicicleta para Buenos Aires em 2016 e começaram a morar em uma kombi no ano seguinte, viajando e registrando o dia a dia de casal em vídeos no YouTube.
Pinhão é símbolo da Serra de SC
O pinhão o símbolo da Serra catarinense e vai muito além do sabor e da tradição. Cozido, assado ou como ingrediente de pratos típicos, o pinhão é presença certa nas mesas da região serrana e carrega uma bagagem histórica.
Continua depois da publicidade
A semente já fazia parte da alimentação dos povos indígenas e hoje segue firme na cultura alimentar do Sul do Brasil. Além de também ter uma bagagem cultural, pois é celebrado anualmente, há mais de 30 anos, com a Festa Nacional do Pinhão, em Lages.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas), que realizou estudos com amostras da semente em estados como SC, PR e RS, o pinhão é um alimento calórico, mas altamente nutritivo.
Rico em fibras, ajuda no bom funcionamento intestinal e na prevenção de doenças digestivas. Além disso, é fonte de minerais importantes, como ferro, zinco, magnésio e, principalmente, potássio, mineral essencial para o controle da pressão arterial.
Continua depois da publicidade












