Santa Catarina registrou um crescimento nos casos de violência sexual em 2021, quando comparado aos dados de 2020. As informações foram divulgados nesta terça-feira (28), pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O documento aponta ainda que, em relação às mortes violentas intencionais, o Estado teve uma queda em relação ao levantamento anterior.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com o Anuário, Santa Catarina teve aumento nos casos de assédio e importunação sexual. Em 2021, houve 540 registros de assédio sexual no Estado, enquanto no ano anterior esse número foi de 467. No Brasil os registros também aumentaram, passando de 4.544 em 2020 para 4.922 em 2021. Quanto ao crime de importunação sexual, os casos aumentaram 51,1% em Santa Catarina e saltaram de 1.007 casos em 2020 para 1.540 no ano passado.
> Vítimas de violência doméstica em SC podem pedir medida protetiva pela internet
De acordo com o mapeamento, o assédio sexual é enquadrado como todo tipo de comportamento de caráter sexual, não solicitado pela vítima, mas imputado com o objetivo de lhe constranger ou lhe criar um ambiente hostil. Já a importunação sexual é caracterizada como todo ato libidinoso feito na presença da vítima, sem o seu consentimento. A diferença entre os crimes é que nos casos de assédio não há uma relação hierárquica ou de subordinação.
Continua depois da publicidade
Homicídios em queda
Conforme o Anuário, 744 mortes violentas intencionais foram registradas em Santa Catarina no ano passado, número menor do que as 811 notificadas em 2020. Essa categoria corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.
Além das mortes, os crimes de homicídio doloso e latrocínio também tiveram queda. Em 2021, Santa Catarina teve 641 homicídios dolosos, enquanto no ano anterior esse número foi de 690. Quanto aos casos de latrocínio, em 2021 houve 18 registros no Estado, número menor do que os 20 do ano anterior.
> Feminicídios em SC aumentam 55% no primeiro trimestre de 2022
Indicadores de 2022
Segundo o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina, nos cinco primeiros meses de 2022, o número de vítimas dos crimes de homicídio e latrocínio também é menor do que os registrados no mesmo período de 2019, 2020 e 2021.
Até o último dia 31 de maio, 253 mortes causadas por homicídio ocorreram no Estado e cinco pessoas morreram em situações envolvendo o crime de latrocínio.
Continua depois da publicidade
Leia também
Confeiteira de Joinville ganha apoio após pedido de devolução de bolo: “Trabalho incrível”
Rússia promete manter venda de fertilizantes ao Brasil em meio à guerra