O Castelo Britânico, localizado em Criciúma, na divisa com Cocal do Sul, foi construído para “transportar” os visitantes para a Europa sem sair do lugar. Inspirado no Castelo de Glamis, na Escócia, o local também atrai turistas pelas experiências diferentes oferecidas.
Continua depois da publicidade
As construções iniciaram em 1998 e foram finalizadas em 2006. Inspirada no Castelo de Glamis, na Escócia, a estrutura lembra a arquitetura medieval e atrai diversos turistas. O local foi idealizado pelo Chef de cozinha Mr. Melvin, que prepara os pratos para os visitantes, é inglês e também tem ascendência escocesa.
Cada ambiente foi idealizado e montado pelo Chef e todas as áreas têm um período histórico ou uma personalidade homenageada. O local foi inspirado nos castelos da Escócia, país da Europa conhecido por ter o unicórnio como animal nacional, mais castelos por quilômetro quadrado do que qualquer outro país e ser o berço do golfe e do whisky.
Apesar de muitos visitantes acreditarem que o castelo foi construído para moradia, o local nunca teve quartos e foi construído para eventos. Foi depois da pandemia de Covid-19, em 2020, que o estabelecimento começou a abrir para visitas e migrou para o turismo.
Continua depois da publicidade
Cerca de 700 pessoas passam pelo local mensalmente, vindo de diversas regiões do Brasil e até de outros países. Segundo a organização do Castelo, o local já recebeu visitantes estrangeiros da Inglaterra, Rússia, Estados Unidos, Suécia e Canadá.
Com tour guiado pelo interior da construção, os visitantes são levados para experiências de café típico inglês e um brunch no estilo britânico. A atração também é bastante procurada para ensaios fotográficos.
Conheça o Castelo Britânico de SC
Valores e quando visitar
A atração abre de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e fica localizada na Rua Antônio Pavan, bairro Mina do Toco, em Criciúma. O tour pelo castelo tem duração de uma hora e custa R$ 60 por pessoa.
Continua depois da publicidade
Além da visitação guiada, o café típico inglês ou o brunch custa R$ 150 por pessoa. Ambos os serviços já incluem o tour.
De acordo com a administração do Castelo, não é permitida a entrada de crianças menores de 7 anos. Além disso, animais também não são permitidos, já que há diversos gatos nos arredores do castelo. As reservas devem ser feitas pelo site e com pelo menos 24 horas de antecedência.















