Com apenas 1.642 moradores, Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, é a menor cidade de Santa Catarina, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo estando em 43ª posição entre as menores populações do país, a cidade oferece opções turísticas para quem quer relaxar e até se aventurar.
Continua depois da publicidade
Fundada em 1995, a história da cidade começou com a imigração de descendentes italianos e alemães na década de 1950. Dez anos depois, a cidade se tornou distrito de São Miguel do Oeste.
Como cidade com 4 mil habitantes em SC pode entrar no livro dos recordes
A emancipação, em 1995, ocorreu após um plebiscito popular e, no mesmo ano, por meio da Lei nº 10.052, a região incorporou também as áreas de Guaraciaba, Anchieta e Romelândia.
FOTOS: Única praia fluvial a receber “Oscar das praias” nas Américas fica em SC
Continua depois da publicidade
A cerca de 658 quilômetros de Florianópolis, capital do Estado, Barra Bonita ganha destaque por sua pequena população, com menos de dois mil habitantes. Mesmo assim, a cidade oferece serviços essenciais, como uma escola estadual com ensino médio, unidades básicas de saúde e espaços de lazer.
Veja fotos de Barra Bonita, menor cidade de SC
Esportes radicais marcam presença
Com diversas cachoeiras, montanhas e rios, os visitantes podem descansar e curtir momentos de lazer e até de aventura na cidade. A região se destaca por ser uma terra de esportes radicais como, por exemplo, voos livres de Parapente.
Fotos do século passado mostram como era capela no Sul de SC submersa por barragem
O Voo Livre Torre dos Ventos, na Linha Arapongas, é uma das atrações turísticas da cidade e atrai diversos pilotos de voo livre. Por meio de pagamento de anuidade, pilotos se encontram no local para ter experiências inesquecíveis.
Continua depois da publicidade
O lugar é aberto ao público que deseja observar os voos, mas apenas pilotos com documento cartográfico para navegação aérea podem se aventurar nas alturas do morro.
Veja vídeo de voo livre
Como chegar
- De carro: o motorista deverá pegar a BR-282. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de nove horas e trinta minutos.
- De avião: o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) e o Aeroporto de Navegantes (NVT) são os mais próximos do destino.
Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França
Veja mais sobre a cidade
Menores cidades de SC
Apesar de Santa Catarina se destacar no cenário nacional pelo forte crescimento populacional, diversas cidades catarinenses concentram menos de 2 mil moradores. De acordo com a estimativa do IBGE para 2025, 18 dos 20 municípios menos populosos do Estado estão localizados no Oeste e Extremo-Oeste.
Barra Bonita, mantém o título de menor município catarinense. Em seguida aparecem Presidente Castello Branco (1.707), Santiago do Sul (1.732), São Miguel da Boa Vista (1.777) e Lajeado Grande (1.791). Todas estão no Oeste.
Continua depois da publicidade
Apenas Santa Rosa de Lima (2.131 habitantes), no Sul, e Paial (2.007), na Serra, fogem desse padrão, compondo a lista fora do mapa do Oeste.
Segundo os dados do IBGE, 33,2% das cidades catarinenses têm até 5 mil moradores. No entanto, esse grande número de municípios representa apenas 3,8% da população total do Estado. Já os 14 municípios com mais de 100 mil habitantes concentram quase metade da população catarinense.
Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França
Leia mais
Fotos do século passado mostram como era capela no Sul de SC submersa por barragem
Como cidade com 4 mil habitantes em SC pode entrar no livro dos recordes












