Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina, tem cerca de quatro mil habitantes e surpreende com paisagens e turismo histórico. Com atrações que encantam e paisagens de tirar o fôlego, a cidade é o ponto de parada ideal para aqueles que buscam relaxar e busca título no Guinness Book, o livro dos recordes.

Continua depois da publicidade

Fundada em 1877 por imigrantes italianos, a cidade é reconhecida como a primeira colônia de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina, na época chamada de Colônia Azambuja.

Localizada no vale do Rio Tubarão, Pedras Grandes já foi ponto de parada dos tropeiros que faziam a ligação comercial entre os campos de Lages e Tubarão. A região viveu um período de extremo desenvolvimento depois da descoberta das minas de carvão em Lauro Müller e da construção da Estrada-de-Ferro Dona Thereza Christina, que foi transformado em Museu da Cultura Italiana.

Cidade com a melhor cerveja nacional é marcada por imigração europeia e turismo histórico

Segundo o Secretário de Turismo da cidade, Júlio Cancellier, o município está se preparando para comemorar os 150 anos da imigração italiana em 2027, com um calendário repleto de eventos que devem começar no início do ano que vem.

Continua depois da publicidade

Fotos antigas mostram como era a vida na capital do carvão em SC

— As hospedagens devem aumentar, impulsionadas pelo interesse de turistas em vivenciar experiências autênticas ligadas à imigração italiana e ao turismo rural. Um dos eventos que a Prefeitura de Pedras Grandes mais aposta para o próximo biênio é a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, que terá como centro o distrito de Azambuja — informou Júlio ao NSC Total.

A pequena cidade que concentra réplicas de construções históricas e colônia italiana em SC

Cultura e turismo

Entre os pontos turísticos de Pedras Grandes estão:

  • Parque Casa dos Arcos: ao redor de uma casa centenária construída por imigrantes italianos, há um parque onde as principais atrações foram construídas com aço da ponte Hercílio Luz, doado ao município depois da sua reforma;
  • Replica do 14° Bis de Santos Dumont: réplica em tamanho original do icônico 14 bis, criação do visionário Santos Dumont, feito com placas de sinalização rodoviária e tubos de aço da Ponte Hercílio Luz;
  • Gôndola veneziana: gôndola que permite passeios gratuitos em um lago, feita com placas de sinalização;
  • Carro de Boi de 15 toneladas: também feito com aço da ponte Hercílio Luz e animais em concreto, a atração foi inscrita no livro dos recordes, o Guinness Book, para concorrer ao título de carro de boi mais pesado do mundo;
  • Parque Ecológico Rancho dos Bugres: reaberto em 2023, o parque ecológico é a principal atração da região para quem busca contato com a natureza. O local oferece trilhas, cachoeira com mais de 50 metros, uma caverna primitiva e uma ponte Pênsil, que atravessa um vale a cerca de 40 metros de altura;
  • Morro da Nossa Senhora da Salete: ponto turístico com uma vista panorâmica incrível da cidade e da natureza circundante. Recebe peregrinos e praticantes de esportes radicais.
  • Vales da Uvaguete: região reconhecida pelo plantio da uva com videiras centenárias
  • Caminhada Rota do Imigrante: evento que anualmente percorre o caminho histórico entre Urussanga e Pedras Grandes, com cerca de 53 quilômetros percorridos;
  • Cemitério Memorial dos Imigrantes: em processo de restauração, o cemitério é o mais antigo registro da presença dos primeiros imigrantes, com lápides escritas em italiano;
  • Torre de Pisa: réplica de 28 metros de altura do famoso monumento italiano que está em fase de construção na localidade de Azambuja. Local deverá abrigar um Museu Digital da imigração italiana.

Veja fotos

Ecoturismo e Guinness Book

De acordo com o secretário de Turismo da cidade, o Parque Casa dos Arcos, com entrada gratuita, registra uma média de 2 mil visitantes nos finais de semana.

Esse aumento na demanda turística gerou o surgimento de novas pousadas, restaurantes e parques nos últimos três anos, fortalecendo o setor de serviços e garantindo novas oportunidades de renda para famílias que atuam na gastronomia, hospedagem, artesanato e vitivinicultura.

Continua depois da publicidade

O parque, que conta com um carro de boi com cerca de 15 toneladas, foi inaugurado em agosto deste ano. O monumento é uma homenagem simbólica ao agricultor familiar, figura central na história e no desenvolvimento econômico da cidade, e tem 12 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e rodas de quase dois metros de altura.

O monumento foi inscrito no livro dos recordes para ser reconhecido como o carro de boi mais pesado do mundo, feito com talas da ponte Hercílio Luz. Segundo o Secretário de Turismo da cidade, Júlio Cancellier, a inscrição ainda está em análise.

Gastronomia

Os alimentos que mais marcam a culinária local são a polenta, a fortaia, o salame, os queijos artesanais, além do vinho colonial, herança direta dos primeiros colonizadores.

Maior evento gastronômico de Camboriú terá menus inspirados no cinema brasileiro

A Festa da Colônia Azambuja, geralmente realizada em abril, celebra a chegada dos primeiros imigrantes. O calendário cultural também inclui festas comunitárias e eventos que valorizam a gastronomia típica.

Continua depois da publicidade

Como chegar

  • De carro: o motorista deverá pegar a BR-101. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de duas horas.
  • De avião: os aeroportos mais próximos do destino são o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi (JJG), em Jaguaruna, e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN), em Florianópolis.

Veja vídeo da cidade

Leia mais

Cidade de SC é refúgio perfeito para idosos e surpreende com produção de bolachas artesanais

Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França