São Martinho, no Sul de Santa Catarina, entrou no ranking das melhores cidades do país para se viver após os 60 anos, segundo o Índice de Longevidade (IDL) realizado em 2023. A região é um refúgio perfeito para quem procura descansar, entrar em contato com a natureza e saborear a gastronomia típica alemã.

Continua depois da publicidade

A cidade recebeu o sétimo lugar no ranking de Índice de Longevidade (IDL) realizado pelo Instituto de Longevidade MAG em 2023. A cerca de 138 quilômetros de Florianópolis, a cidade conta com paisagens naturais de tirar o fôlego, um parque temático com cultura alemã e uma gastronomia de dar água na boca.

Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França

Fundada em 14 de novembro de 1962, São Martinho se destaca pelas suas belezas naturais, cultura germânica, artesanato e pela produção de produtos coloniais.

Cultura e turismo

Entre os pontos turísticos mais conhecidos de São Martinho estão:

Continua depois da publicidade

  • Fluss Haus – Esse parque de cultura alemã contém opções gastronômicas, paisagens naturais e ótimos pontos para descansar e aproveitar a natureza com a família e amigos. Para quem gosta de fotografar, o local tem lindos cenários que representam a cultura alemã.
  • La Vista (Circuito de Tirolesas) – Localizado na Estr. Geral Vargem do Cedro, esse circuito com duas tirolesas com ponto mais alto sobre o Rio Capivara é perfeito para os amantes de aventuras
  • Geschäftshaus Feuser (Casa Comercial) – primeira casa comercial do município, o local foi fundado em 1910 pelo alemão Anthon Effting. O estabelecimento oferece produtos coloniais, artesanatos, artigos para presente, confecções, gênero alimentícios, bebidas e outros.
  • Cascata Recanto das Pedras – Para os amantes da natureza, essa cascata é um ponto de parada obrigatório.
  • Kichertraum (Casa da bolacha) – O local conta com diversas opções de bolachas artesanais e decoradas.

Como é a vida na pequena cidade de SC onde Rodrigo Hilbert nasceu

Veja fotos

Capital Nacional da Bolacha Artesanal

Além de ser uma parada tranquila para quem pretende descansar ou até se mudar, a cidade pretende se tornar a Capital Nacional da Bolacha Decorada Artesanalmente, segundo informações da prefeitura.

A prefeita do município, Anelise Wiemes, afirmou que a cidade abriga a maior fábrica de bolachas artesanais da América Latina, com produção superior a 115 toneladas por ano, que somadas às produções de dezenas de empresas familiares, movimenta cerca de 200 toneladas anuais, gera aproximadamente 400 empregos e fortalece a economia, turismo e comércio da cidade.

Continua depois da publicidade

Um texto que propõe reconhecer São Martinho como Capital Nacional da Bolacha Decorada Artesanalmente deve ser votado pela Comissão de Turismo nesta quarta-feira (17) e, em seguida, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A cidade já detém o título de Capital Catarinense da Bolacha Artesanal desde 2020.

Padre Fábio de Melo fará show gratuito no aniversário de 100 anos de Criciúma

Como chegar

  • De carro: o motorista deverá pegar a BR-101. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de duas horas e trinta minutos.
  • De avião: o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) é o aeroporto mais próximo do destino.

Veja mais sobre a cidade

Leia mais

Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França

Pastor de SC, autor de Café com Deus Pai, deve lançar 6° volume do devocional mais vendido do país