Poucos sabem, mas o ator e apresentador Rodrigo Hilbert, de 45 anos, é catarinense e nasceu em uma pequena cidade conhecida pela cultura europeia, turismo histórico e cervejas artesanais.
Continua depois da publicidade
Ator de diversas novelas de sucesso e antigo apresentador do “Tempero de Família”, programa de culinária, Rodrigo Hilbert marcou gerações por seus personagens em novelas. Atualmente, o galã faz conteúdos para as redes sociais e mora com a esposa e atriz Fernanda Lima e os filhos gêmeos, João e Francisco Hilbert.
Em vídeos disponíveis no canal Receitas, é possível ver alguns episódios de “Tempero de Família” em que Rodrigo ensina o passo a passo de diversos pratos deliciosos.
Veja vídeo com passo a passo de receita
Em 2023, o ator e apresentador catarinense acampou na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, para relembrar a juventude. O lugar é um dos pontos turísticos mais famosos da Serra catarinense.
— Quando eu era adolescente, subia a Serra do Rio do Rastro pra acampar, era um frio danado, mas o amanhecer era espetacular — comentou o ator em vídeo publicado nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
“Pedaço da Itália”: Cidade de SC encanta com paisagens, gastronomia e costumes europeus
Origem e cidade europeia
Rodrigo Hilbert nasceu em 22 de abril de 1980 na cidade de Orleans, no Sul de Santa Catarina. Cercada por construções e costumes que destacam a grande presença da imigração europeia na região, a cidade vem ganhando destaque pela gastronomia e turismo.
Fundada em 1913, Orleans está localizada a aproximadamente 185 quilômetros de Florianópolis, capital do Estado, e recebeu esse nome em homenagem ao Conde d’Eu, Gaston de Orléans, marido da Princesa Isabel, que recebeu a cidade como parte de um dote de casamento de D. Pedro II em 1864.
Mais de 800 crianças devem se apresentar no Festival de Ballet Infantil de Criciúma
Atualmente, a cidade conta com 21 mil habitantes e é um ótimo ponto de parada para turistas que buscam relaxar, entrar em contato com a natureza e, claro, beber uma boa cerveja.
Continua depois da publicidade
Cultura e turismo
Entre os pontos turísticos mais conhecidos estão:
- Igreja Matriz Santa Otília: a construção tem estilo gótico e foi erguida a partir de 1935, com torre construída em 1960, medindo 52 m de comprimento, 20 m de largura e 22 m de altura.
- Museu ao Ar Livre Princesa Isabel: inaugurado em 1980 e o primeiro do tipo na América Latina, o museu recria a vida dos imigrantes com aproximadamente 14 construções típicas, rodas d’água em funcionamento, alambique, cantina, olaria e até passeio de balsa.
- Esculturas do Paredão “Zé Diabo“: painéis esculpidos em pedra sabão pelo artista José Fernandes, conhecido como Zé Diabo na região. Ao todo são cerca de nove representações de cenas bíblicas ao longo do Rio Tubarão, com acesso livre.
- Cachoeiras cristalinas: a cachoeira da Família Baschirotto é localizada na comunidade de barracão, a cerca de 20 minutos do centro de Orleans.
- Cervejaria Big Jack: eleita a melhor cervejaria do Brasil em 2025 no Concurso Brasileiro de Cervejas, a Big Jack é uma ótima escolha de cervejaria para curtir a noite na cidade.
Gastronomia
Entre os pratos típicos e comuns de Orleans estão:
- Talharim com molho de carne e ravioli de carne: ambas são especialidades locais, resultado da forte influência italiana na região;
- Polenta no fio: típica da gastronomia ítalo-germânica do estado, o prato é preparado até ficar bem firme e depois a polenta é cortada com linhas de algodão resistentes;
- Cuca: bolo doce com massa fermentada e cobertura crocante (“streuselkuchen”), muito popular nas regiões coloniais de SC;
- Feijoada de frutos do mar, peixe assado na telha, polenta com bife também são pratos que ilustram a diversidade gastronômica de SC e podem aparecer em menus regionais;
- Vaca atolada, feijão tropeiro, entre outros pratos tradicionais do sul do Brasil, fazem parte da culinária de sertão e estão presentes em muitos estados, inclusive SC.
Como chegar
- De carro: o motorista deverá pegar a BR-101. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de duas horas e trinta minutos
- De avião: o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) é o aeroporto mais próximo do destino.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a cidade
Leia mais
Após ser adiada, segunda Bienal do Livro de São José deve acontecer em outubro
O que dizem novas regras da Anac para voos de balão após tragédia em Praia Grande
Terceira cidade mais antiga de SC abre processo seletivo para vaga com salário de R$ 7,2 mil







