Nova Veneza, localizada no Sul de Santa Catarina, é considerada a cidade mais italiana do Estado, devido a grande influência da imigração na região. Com paisagens e pontos turísticos de tirar o fôlego, a cidade é um “pedacinho” da Itália.
Continua depois da publicidade
Com quase 14 mil habitantes, a cidade foi fundada em 1891 por imigrantes italianos, principalmente do Vêneto, região do nordeste da Itália. A mais de 200 quilômetros de Florianópolis, capital do Estado, Nova Veneza é uma ótima opção de destino para quem gosta da cultura e da gastronomia italiana.
Diversos fatores presentes no local como construções antigas, praças e a gôndola Lucille, famosa atração turística instalada em um lago artificial, contribuem para o apelido de “pedaço da Itália”
— Cerca de 90% da população é descendente de italianos. Essa herança está presente na arquitetura de muitas casas, nos costumes e na forma carinhosa com que a cidade preserva suas tradições. Aqui, a cultura italiana continua viva e enraizada no dia a dia do nosso povo — informou a prefeitura.
Segundo informações da prefeitura, cerca de 200 mil turistas se hospedaram na região nos últimos meses. Só a Festa da Gastronomia Típica Italiana, evento gastronômico anual, movimentou cerca de 150 mil pessoas, um sinal de que a cidade está sendo cada vez mais reconhecida como destino cultural e gastronômico.
Continua depois da publicidade
Arquitetura
Em imagens de drones publicadas nas redes sociais, é possível ver um pouco da arquitetura europeia que marca a cidade. Um exemplo é o grande pórtico na entrada da cidade, que conta com dois bonecos gigantes que representam o Carnavali di Venezia, uma das festividades mais importantes da região.
Veja vídeo da cidade
Cultura e festividades
Segundo a prefeitura, a cidade é conhecida também por suas festividades e eventos, que representam e mantêm vivas algumas tradições vindas da Itália.
Um dos eventos mais aguardados por moradores e turistas é o tradicional Carnevale Di Venezia, o Carnaval em Nova Veneza, que celebra a cultura italiana com músicas, danças e diversos trajes com máscaras coloridas.
O evento promete recriar a atmosfera do Carnaval de Veneza com desfiles de personagens fantasiados e máscaras coloridas. Todos os anos, diversos turistas e moradores se fantasiam para celebrar e curtir com shows e apresentações musicais.
Continua depois da publicidade
Em 2025, o evento fez parte da Festa da Gastronomia Típica Italiana, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de junho. Durante a celebração, o tradicional baile de gala também foi realizado.
O que fazer quando visitar Nova Veneza, a cidade mais italiana de Santa Catarina
Gastronomia
Apesar das belezas peculiares, a gastronomia da cidade é destaque em roteiros turístico em Nova Veneza. No ano de 2018, a cidade foi reconhecida como a capital nacional da gastronomia italiana e conta com um Festa da Gastronomia Típica Italiana, que já está em sua 19° edição.
Entre os pratos típicos e comuns de Nova Veneza estão:
- Polenta: Um dos símbolos da culinária local. O prato é preparado com farinha de milho, água ou caldo, e muitas vezes é moído na tradicional tafona. A polenta é o ingrediente principal de muitos pratos e festividades;
- Tombo da Polenta: É uma tradição em eventos da cidade derramar polenta quente de uma panela sobre uma bandeja;
- Fortaia: Parecido com um creme à base de ovos e queijo colonial, a fortaia é usada como cobertura ou acompanhamento da polenta;
- Galinha caipira ensopada (potcho): A galinha é cozida lentamente com temperos e servida sobre a polenta e a fortaia, uma combinação típica e extremamente valorizada;
- Massas artesanais, nhoque, minestra: Preparadas com fogão à lenha, esses pratos são presença constante nos cardápios da região, reforçando o caráter rústico e artesanal da cozinha;
- Produtos coloniais e enoturismo: Salames, queijos, geleias, puína (queijo pré-fermentado) e vinhos coloniais são produzidos localmente. A Vinícola Borgo oferece provas de vinhos de bordô, niagara, finos como Cabernet Sauvignon, além de licores e geleias artesanais.
Continua depois da publicidade
Pontos turísticos
- Gôndola Lucille – Visitantes podem andar e tirar fotos em uma embarcação veneziana autêntica, doada pelo governo do Vêneto, em um lago artificial na Praça Humberto Bortoluzzi. A atração é gratuita;
- Casas de Pedra – O ponto turístico conta com três construções originais do final do século XIX, feitas de pedra e barro que foram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional. Para visitar a atração, o turista deve pagar uma entrada de R$10;
- Museu do Imigrante – O museu conta a história dos colonizadores italianos e é repleto de artefatos, móveis e outros objetos antigos que pertenceram ao antigos povos que colonizaram a região;
- Palazzo delle Acque – O lugar é conhecido por ser um centro cultural onde acontecem eventos como o baile de máscaras do “Carnavale di Venezia”.
- Vinícola Borgo: O local encanta com sua arquitetura em estilo castelo de pedra e produção artesanal de vinhos finos, sucos, licores, cachaças e geleias
Como chegar
- De carro: o motorista deverá pegar a BR-101. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de três horas.
- De avião: os aeroportos mais próximos do destino são: Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis e o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a cidade
Leia mais
“Áustria brasileira”: Pequena cidade de SC com charme europeu recebe milhares de turistas
Conheça cidade no Oeste de SC que possui uma das melhores águas termais do mundo
Cafeteria mineira faz sucesso na Grande Florianópolis com variedade de pães de queijo
 
				 
                                     
                            
                            















