Treze Tílias, no Oeste catarinense, vem ganhando destaque no turismo nacional. Entre os meses de janeiro a junho, mais de 26 mil turistas se hospedaram na região. Conhecida como a “Áustria brasileira”, a cidade é reconhecida por suas construções, pontos turísticos, cultura e gastronomia.
Continua depois da publicidade
Com aproximadamente 9.308 habitantes, Treze Tílias é localizada no oeste catarinense, a mais de 400 quilômetros de Florianópolis, capital do Estado. A cidade, mesmo com poucos habitantes, recebeu inúmeras visitas nos últimos meses, segundo informações da Secretaria de Turismo da região.
Imagens de drone mostram pedra gigante “solta” na Serra do Rio do Rastro
De acordo com um levantamento da Secretaria, cerca de 26,121 pessoas se hospedaram em hotéis na região entre os meses de janeiro e junho. Dentre os turistas, a maioria é de outras regiões de Santa Catrina, seguido por habitantes dos estado de Paraná e São Paulo.
A “Áustria brasileira” recebe esse nome devido a cultura, arquitetura e costumes da região. Para Karina Reiter, Secretária Municipal de Cultura e Turismo da cidade, o apelido faz sentido.
Continua depois da publicidade
— Treze Tílias recebeu esse apelido porque foi fundada em 1933 por imigrantes austríacos liderados por Andreas Thaler, então ministro da Agricultura da Áustria. Desde então, preserva a arquitetura alpina, a música, o idioma, as tradições e a gastronomia típicas, tornando-se um pedaço da Áustria em solo brasileiro — afirma Karina.
Vinhos e corrida: 250 atletas vão correr em meio a vinhedos da Serra de SC
— Além disso, é oficialmente reconhecida como Capital Catarinense dos Escultores e da Escultura em Madeira, devido à forte tradição e ao grande número de artistas que transformam troncos e tábuas em obras de arte — informa
Veja vídeo da cidade
Cultura e festividades
Para a profissional, a cultura da região é marcada por costumes e festividades típicas, que contribuem para o reconhecimento da região como um lugar tranquilo para relaxar e descansar.
Segundo Karina Reiter, entre os costumes que contribuem para o apelido estão:
- Arquitetura tirolesa: a cidade conta com fachadas de madeira, varandas floridas e construções inspiradas nos Alpes austríacos;
- Música e dança: grupos folclóricos, bandas típicas e corais se apresentam com trajes tradicionais na cidade;
- Artesanato em madeira: a cidade é marcada por construções com esculturas sacras, painéis, peças decorativas e obras contemporâneas feitas por mestres escultores;
- Pintura em bauernmalerei: técnica austríaca de pintura floral e ornamental;
- Preservação do idioma e sotaque: segundo Karina, algumas famílias ainda falam o dialeto tirolês;
- Eventos culturais permanentes: há eventos, encontros, apresentações e oficinas que mantêm vivas as tradições.
Continua depois da publicidade
Entre as festividades, Karina destaca a Tirolerfest, a principal festa da cidade, que celebra a herança austríaca com música, danças, desfiles, gastronomia e trajes típico.
Em 2025, a festa comemora os 92 anos de imigração austríaca e deve acontecer nos dias 10 a 13 de outubro. O ponto alto do evento é o desfile histórico no dia 12 de outubro, na avenida principal.
Gastronomia
Entre os pratos típicos e comuns de Treze Tílias estão:
- Apfelstrudel: folhado de maçã;
- Käsespätzle: massa artesanal com queijo;
- Goulash: ensopado de carne;
- Knödel: sopa típica;
- Salsichas artesanais e leberkäse ( Pão de Carne);
- Cervejas artesanais no estilo europeu;
- Doces austríacos e cafés.
Continua depois da publicidade
Voos entre São Paulo e a Serra de SC devem movimentar o turismo da região
Pontos turísticos
- Museu Municipal Andreas Thaler – Instalado na antiga casa do fundador Andreas Thaler, o museu preserva utensílios, fotos, documentos e objetos usados pelos imigrantes austríacos.
- Parque Lindendorf e a Mini‑cidade Tirolesa – Um parque com jardins, lagos, trilhas e uma réplica em miniatura da cidade com arquitetura tirolesa. Conta ainda com restaurante típico e sabores locais e áreas de lazer.
- Tirolerfest – festival realizado em outubro com trajes típicos, danças, música folclórica, desfiles, comidas tradicionais, cervejas e o famoso “Bierwagen” (carro da cerveja);
- Ateliês e galerias de escultura: abertos à visitação;
- Parque Aquatíco;
- Minigolf: primeiro complexo de Minigolf certificado da América Latina
- Padel: esporte parecido com tênis, mas com regras diferente
- Kart.
Como chegar
- De carro: o motorista deverá pegar a BR-282. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de seis horas.
- De avião: os aeroportos mais próximos do destino são: Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, o Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto, e o Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó
O site Turista Fácil, desenvolvido para a cidade, conta com rotas ideais para cada ponto turístico, além de hotéis e restaurantes.
Leia mais
Cidade pouco conhecida de SC surpreende com quedas d’água dignas de cartão-postal
Conheça cidade no Oeste de SC que possui uma das melhores águas termais do mundo
 
				 
                                     
                            
                            










