Um vídeo publicado nas redes sociais mostrou uma cena perigosa: uma pedra parece estar solta nas paredes da Serra do Rio do Rastro, um dos pontos turísticos mais conhecidos da Serra catarinense.
Continua depois da publicidade
O vídeo, publicado no canal wanzamhobby Drone, não tinha a finalidade de flagrar a cena, mas o inusitado chamou a atenção de Wanderlei Zandona, de 59 anos, piloto do drone que gravou a grande formação rochosa de perto.
— Ela tá solta. Dá quase pra ver o outro lado — disse o criador de conteúdo no vídeo.
Veja vídeo do momento
Conhecido por gravar lugares inexplorados, Wanderlei Zandona lida com aeromodelos desde 1985. Em 2008, Wanderlei postou sua primeira gravação com drone em uma rede social. Mesmo acostumado a flagrar paisagens diversas e conhecer lugares inexplorados, o homem se surpreendeu com o que encontrou nas rochas da Serra do Rio do Rastro.
— Postei um vídeo nas redes sociais do local e as pessoas me alertaram sobre a presença de objetos não identificados (OVINIs). O vídeo teve mais de um milhão de visualizações. Aquilo me despertou uma curiosidade muito grande — disse Wanderlei.
Continua depois da publicidade
Mistério de abdução em SC deixou marca nas costas e mensagem para a humanidade
Em conversa ao NSC Total, o criador de conteúdo relatou que sentiu vontade de voltar ao local para “matar” a curiosidade dos seguidores. Dias depois, Wanderlei e alguns amigos retornaram para a Serra do Rio do Rastro.
— Fui lá para gravar o local novamente, mas acabei voando perto da pedra com o drone e consegui ver. No meu ponto de vista, como leigo, achei que ela estava caindo. Não sei se é caso de tomar uma atitude ou não, mas achei importante avisar as autoridades — afirmou o criador de conteúdo.
Vídeo mostra supostos OVNIs sobrevoando a Serra do Rio do Rastro em SC: “500 km/h”
Local é seguro, diz secretaria de Infraestrutura
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PMRV), quando ocorrem situações de perigo iminentes no local, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) deve ser contactada para averiguar a ocorrência.
O NSC Total entrou em contato com a SIE, que garantiu que não há perigo no local.
— Várias e várias pedras estão assim, nessa situação. Não tem como prever, pode ficar mil anos ali assim ou ficar duas horas e cair. Teríamos que fazer um trabalho de contenção na Serra inteira. Para isso já foram feitos estudos e trabalhos de contenção para dar um minimizada no problema — disse um engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), que preferiu não se identificar.
Continua depois da publicidade
— Não tem como dar 100% de certeza de que não vai cair nada. A Serra inteira é formada por pedaços de rochas, que se fragmentam com o passar de tempo, com chuvas e infiltração. A gente não tem como prever. Não tem o que fazer nesse tipo de situação, não pode ser mexido. É coisa antiga já — informou.
— Não existe risco de queda no momento. A Secretaria do Estado já está ciente do caso e um engenheiro responsável já fez a análise necessária e constatou que não há perigo — afirmou o profissional.
Apesar da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade afirmar que não há perigo no local, o NSC Total entrou em contato com o geólogo Breno Leit, que afirmou que, mesmo sofrendo com desgastes comuns, a área deve receber atenção.
— É comum nos basaltos. Os derrames têm fraturas verticais com a ação da gravidade e da chuva e as fendas vão abrindo e um dia os blocos caem. Por isto colocamos tirantes e telas nos pontos críticos. Este ponto está bem acima da estrada e geralmente não dão a devida atenção. Mas tá quase caindo — afirmou o profissional.
Continua depois da publicidade
Serra do Rio do Rastro
A Serra do Rio do Rastro, localizada no estado de Santa Catarina (SC), é uma das estradas mais espetaculares e desafiadoras do mundo. Construída na década de 1950, ela atrai turistas de todo o Brasil e do mundo.
Ao longo da Serra do Rio do Rastro, existem diversos mirantes que oferecem vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Entre os mais famosos estão:
- Mirante da Serra: Localizado no topo da serra a 1.460 metros de altitude, oferece uma visão abrangente de toda a estrada serpenteante. De lá , é possível avistar todas as belezas da serra, boa parte da estrada e também várias cidades catarinenses. Em dias de sol, quando há uma boa visibilidade, você consegue ver também o mar, que fica a cerca de 50 quilômetros de distância.
- Mirante 12: Conhecido por proporcionar uma das melhores vistas para fotografias, especialmente ao nascer ou pôr do sol. Fica entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra e tem souvenirs, brinquedos radicais como tirolesa e asa delta, e lanchonete.
- Mirante da Cascata: Um ponto onde se pode observar uma bela queda d’água que desce pela encosta, às margens da SC-438, junto ao pórtico de entrada de Bom Jardim da Serra.
Confira fotos da Serra do Rio do Rastro
Leia mais
Lages e Serra de SC ganham documentário especial dos 40 anos do Turismo Rural no Brasil
Continua depois da publicidade
Paisagem na Serra de SC “congela” com geada e frio de -2,5°C




