A nova rota direta entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Planalto Serrano, em Correia Pinto, na Serra catarinense, deve começar a funcionar em novembro. Apesar de ainda não estar funcionando, a rota já está aumentando as expectativas do setor de turismo da região serrana.
Continua depois da publicidade
Os voos que ligam São Paulo e a Serra catarinense devem ocorrer três vezes por semana a partir do dia 27 de novembro. A rota deverá transportar passageiros nas terças, quintas e sábados. Para o setor de turismo das cidades serranas, como o Lages, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, a nova rota pode beneficiar o comércio local.
Novos voos anunciados para aeroportos do Oeste e Serra ampliam conexões aéreas em SC
— Como os voos são em novembro, ainda não tivemos um aumento em hospedagens por conta dessa rota. Mas com certeza na hora em que ela estiver operando, teremos resultados positivos — afirmou Sandra Vieira Padilha, secretária do Turismo de Bom Jardim da Serra.
FOTOS: Igreja centenária de pedra encanta visitantes em cidade turística da Serra de SC
Continua depois da publicidade
Para Ana Paula Lemos, diretora de Turismo de São Joaquim, a expectativa é conseguir destaque para o enoturismo, uma das principais atrações da cidade.
— Essa conexão aérea não só facilitará o acesso dos turistas, mas também ampliará nosso alcance, especialmente para o enoturismo. Um exemplo claro é a Vindima de Altitude, que ocorre em março. Este evento já atrai um alto público de São Paulo e de outras regiões do Sudeste, e com a nova rota, acreditamos que conseguiremos aumentar ainda mais esse fluxo de visitantes, permitindo que mais pessoas conheçam a produção dos nossos vinhos finos — disse a diretora.
5 cidades imperdíveis da Serra Catarinense para aproveitar o frio e a natureza
— Estamos animados com as possibilidades que essa nova conexão trará para São Joaquim, não apenas em termos de turismo, mas também na promoção da nossa cultura e dos nossos produtos locais. Essa é uma grande oportunidade para mostrar ao Brasil o que a Serra Catarinense tem a oferecer — afirmou.
Variação de preços
A variação de preços em passagens aéreas é uma característica comum no mercado de aviação. A estratégia de oferta e demanda contribui para passagens mais caras no início de cada nova rota, já que as companhias aéreas costumam vender os primeiros assentos por preços maiores.
Continua depois da publicidade
Passageiros com maior urgência ou que gostam de reservar cedo, acabam comprando os primeiros assentos. Com o passar do tempo, os preços vão diminuindo para garantir a ocupação do avião.
Até a tarde desta quarta-feira (13), a passagem de ida de Correia Pinto até São Paulo estava custando R$ 253,59, preço que deve sofrer variações ao decorrer dos dias, seguindo a estratégia de oferta e demanda.
O aeroporto serrano estava sem conexões com São Paulo após a suspensão das operações pela Azul.
Privatização do aeroporto de Correia Pinto
Em maio, o governo do Estado anunciou que o Aeroporto de Correia Pinto entrará no programa nacional de privatizações. A confirmação veio após o sucesso na Parceria Público-Privada (PPP) do Aeroporto de Jaguaruna, que também será transferido para a iniciativa privada.
A privatização do Aeroporto de Correia Pinto está prevista para a segunda etapa do programa, e deve ser feita no segundo semestre de 2025. Porém, ainda não está definida qual concessionária assumirá a gestão.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Cinema independente ganha destaque com festival gratuito em Lages
Descubra pousadas aconchegantes em Urupema para aproveitar o frio mais intenso do Brasil

