Construída inteiramente em pedra ferro, material abundante e de difícil trabalho na região, a Igreja Matriz de São Joaquim se destaca entre os pontos turísticos da Serra Catarinense. Com torres em forma de coroas, a igreja chama atenção tanto pela imponência quanto pelos detalhes artísticos, tudo isso no coração de São Joaquim.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do Portal de Turismo da Prefeitura de São Joaquim, sua história começou em 1918 com o padre João Casale, mas só foi concluída em 1957, após décadas de interrupções. As pedras utilizadas foram extraídas de morros próximos e transportadas em carros de bois e “zorras”. No entorno, esculturas bíblicas e um elaborado painel do Paraíso demonstram a singularidade da obra.

Veja fotos da igreja centenária

— A Igreja Matriz é um dos nossos marcos mais simbólicos do município, porque constrói a identidade da comunidade serrana ao longo das gerações, então é um templo realmente que guarda a fé e a história do município, sendo um importante ponto turístico na cidade que recebe muitas visitas e encanta os olhos dos turistas por sua característica única construída de pedra — afirmou a diretora de Turismo de São Joaquim, Ana Paula Lemos. 

Hoje, além de ser centro da vida religiosa local, a Igreja Matriz é também um cartão-postal, atraindo visitantes que buscam registrar em fotos a grandiosidade de uma das construções mais emblemáticas da Serra Catarinense.

Continua depois da publicidade

Leia também

Conheça a realeza que representa a 25ª Festa Nacional da Maçã de São Joaquim

Cidade mais acolhedora do Brasil é um dos destinos mais visitados por estrangeiros em SC