A queda do balão em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, que matou oito pessoas, completou dois meses no dia 21 de agosto. Nesta segunda-feira (25), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentou uma proposta que prevê três fases de implementação para novas regras para balonismo.

Continua depois da publicidade

Durante a reunião, que contou com a presença de agentes da Anac e membros do Poder Executivo de Praia Grande, foram apresentadas mudanças para o balonismo nacional e um cronograma sobre as novas regras.

De acordo com informações do repórter Deivid Morona, da NSC TV, as novas regras devem ser cumpridas imediatamente. Entretanto, as normas ainda devem passar por uma vistoria por parte da diretoria da agência antes de serem definitivamente válidas.

Tragédia em Praia Grande: o que dizem as regras sobre balonismo no Brasil

As regras foram desenvolvidas por um grupo de estudos e baseadas em informações obtidas após o acidente que matou oito pessoas em Praia Grande. A lista com a nova regulamentação, que pretende tornar a atividade mais segura, deve ser apresentada a diretoria da Anac nesta sexta-feira (29), para aprovação ou alteração, com prazo de até 30 dias.

Continua depois da publicidade

Municípios deverão fiscalizar voos de balão

A fiscalização também deve sofrer alterações. A partir das novas regras, a fiscalização passará a ser realizada também pelo Estado e municípios, que deverão, juntamente com a Anac, fiscalizar o cumprimento das regras estipuladas.

Os municípios também serão responsáveis por definir as áreas de voos e realizar o monitoramento e autorização meteorológica para os passeios.

Segundo o secretário de turismo de Praia Grande, Henrique Maciel, o município irá contratar fiscais para conferir o cumprimento das novas regras e uma nova central meteorológica será estruturada na região para averiguar as possibilidades de voos.

A proposta para modificações nas regras para voos de balão no Brasil ganhou força após o acidente que matou oito pessoas em Praia Grandeno Sul de Santa Catarina, no dia 21 de junho.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do local onde balão caiu em Praia Grande

Relembre o acidente

A tragédia em Praia Grande marcou a cidade e foi destaque internacionalmente. Ao NSC Total, moradores deram relatos sobre o momento da tragédia. Em meio ao luto, a cidade retoma ao poucos a rotina.

Segundo o piloto, durante a decolagem, uma fumaça foi percebida dentro do cesto quando o maçarico, usado para acender o fogo, teria sido acionado acidentalmente.

O piloto contou aos agentes que jogou o maçarico para fora do balão quando ainda estavam no alto. O extintor de incêndio não funcionou e o homem tentou pousar. Ao descer, o piloto pediu que todos os ocupantes saíssem rapidamente do balão. Das 21 a bordo, 13 pularam para a grama.

Continua depois da publicidade

Os outros ocupantes foram rapidamente levados pelo balão, por conta da falta de peso dentro do cesto. O piloto e os outros ocupantes não conseguiram segurar o balão em chamas. Entre as oito pessoas que ainda estavam no balão, quatro pularam do cesto e morreram com a queda e outras quatro faleceram carbonizadas. Três destas vítimas foram encontradas abraçadas.

Leia mais

Caso Isadora: oficial de cartório vai a júri por matar modelo em SC após 7 anos

Mais de 800 crianças devem se apresentar no Festival de Ballet Infantil de Criciúma