A cidade de Orleans, no Sul de Santa Catarina, é cercada por construções e costumes que destacam a grande presença da imigração europeia na região. Fundada em 1913, a cidade vem ganhando destaque pela gastronomia e turismo.

Continua depois da publicidade

Orleans está localizada a aproximadamente 185 quilômetros de Florianópolis, capital do estado, e recebeu esse nome em homenagem ao Conde d’Eu, Gaston de Orléans, marido da Princesa Isabel, que recebeu a cidade como parte de um dote de casamento de D. Pedro II em 1864.

Apesar de estar em uma região fria, a região já registrou uma das maiores temperaturas do estado, com 44,6 °C em 1963. Atualmente, a cidade conta com 21 mil habitantes e é um ótimo ponto de parada para turistas que buscam relaxar, entrar em contato com a natureza e, claro, beber uma boa cerveja.

Mais de 800 crianças devem se apresentar no Festival de Ballet Infantil de Criciúma

Cultura e turismo

Diversos fatores presentes na região contribuem para o destaque da cidade entre os admiradores da cultura europeia. A cidade conta com construções que lembram a arquitetura europeia e apresenta atrações para os amantes da natureza.

Continua depois da publicidade

Entre os pontos turísticos mais conhecidos estão:

  • Igreja Matriz Santa Otília: A construção tem estilo gótico e foi erguida a partir de 1935, com torre construída em 1960, medindo 52 m de comprimento, 20 m de largura e 22 m de altura.
  • Museu ao Ar Livre Princesa Isabel: Inaugurado em 1980 e o primeiro do tipo na América Latina, o museu recria a vida dos imigrantes com aproximadamente 14 construções típicas, rodas d’água em funcionamento, alambique, cantina, olaria e até passeio de balsa.
  • Esculturas do Paredão “Zé Diabo“: Painéis esculpidos em pedra sabão pelo artista José Fernandes, conhecido como Zé Diabo na região. Ao todo são cerca de 9 representações de cenas bíblicas ao longo do Rio Tubarão, com acesso livre.
  • Parque Estadual Pedra Furada:
  • Cachoeiras cristalinas: A cachoeira da Família Baschirotto é localizada na comunidade de barracão, a cerca de 20 minutos do centro de Orleans.
  • Cervejaria Big Jack: Eleita a melhor cervejaria do Brasil em 2025 no Concurso Brasileiro de Cervejas, a Big Jack é uma ótima escolha de cervejaria para curtir a noite na cidade. 

Neste sábado (30), a cidade completa 112 anos e contará com um programação repleta de atividades para moradores e turistas. Segundo a prefeitura, o evento contará com “atrações culturais, apresentações musicais, atividades para toda a família, ações educativas e gastronômicas, reunindo o que há de mais representativo da história e da identidade do povo orleanense”

“Pedaço da Itália”: Cidade de SC encanta com paisagens, gastronomia e costumes europeus

A celebração acontecerá entre os dias 29, 30 e 31 de agosto, no Parque Princesa Isabel, um local muito conhecido por sua importância histórica e cultural para a cidade.

Continua depois da publicidade

Mais informações podem ser acessadas no site oficial da prefeitura.

Gastronomia

Entre os pratos típicos e comuns de Orleans estão:

  • Talharim com molho de carne e ravioli de carne: ambas são especialidades locais, resultado da forte influência italiana na região.
  • Polenta no fio: típica da gastronomia italo-germânica do estado, o prato é preparado até ficar bem firme e depois a polenta é cortada com linhas de algodão resistentes
  • Cuca: bolo doce com massa fermentada e cobertura crocante (“streuselkuchen”), muito popular nas regiões coloniais de SC;
  • Feijoada de frutos do mar, peixe assado na telha, polenta com bife de ança também são pratos que ilustram a diversidade gastronômica de SC e podem aparecer em menus regionais
  • Vaca atolada, feijão tropeiro, entre outros pratos tradicionais do sul do Brasil, fazem parte da culinária de sertão e estão presentes em muitos estados, inclusive SC

Terceira cidade mais antiga de SC abre processo seletivo para vaga com salário de R$ 7,2 mil

Como chegar

  • De carro: o motorista deverá pegar a BR-101. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de duas horas e trinta minutos
  • De avião: o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) é o aeroporto mais próximo do destino.

Saiba mais sobre a cidade

Leia mais

“Pedaço da Itália”: Cidade de SC encanta com paisagens, gastronomia e costumes europeus

“Áustria brasileira”: Pequena cidade de SC com charme europeu recebe milhares de turistas