nsc
dc

Gastronomia 

Catarinense Dudu Poerner disputa final de reality Mestre do Sabor    

Com restaurante em Balneário Camboriú, chef busca a vitória do programa na final desta quinta-feira  

26/12/2019 - 08h40 - Atualizada em: 26/12/2019 - 21h48

Compartilhe

Carolina
Por Carolina Marasco
Dudu Poerner, catarinense finalista do Mestre do Sabor
Dudu Poerner, catarinense finalista do Mestre do Sabor
(Foto: )

O chef de Santa Catarina Dudu Poerner é um dos finalistas do reality show de gastronomia, Mestre do Sabor, da TV Globo. A final do programa está marcada para esta quinta-feira (26), a partir das 22h20min. Valorizando os produtos locais e apostando em ingredientes artesanais, o catarinense busca ganhar o programa com uma gastronomia sofisticada e simples, ao mesmo tempo.

Aos 28 anos, Dudu Poerner contou com a parceria de mais dois representantes de Santa Catarina no Mestre do Sabor. Natural de Balneário Camboriú, o chef finalista era o único nascido no Estado.

Para celebrar a participação na final do reality, Dudu fez um post emocionante no Instagram. Ao comentar a sua trajetória, falou de momentos de superação e de dedicação à gastronomia.

Com 12 anos de cozinha, chegar à decisão é a realização de um sonho para o catarinense.

— Espero um verdadeiro show. Vai ser bonito de ver, não tenho dúvidas que será decidido no detalhe. Sem favoritos, todos são mais que merecedores — opina.

Poerner é daqueles apaixonados pelo que faz. Ele costuma dizer que seu principal ingrediente é o amor com uma pitada de alma nas panelas. E lembra que começou bem novo a mostrar vocação pela gastronomia.

— Sempre gostei de comer. Comecei a cozinhar cedo, junto à família, sempre interessado, querendo aprender. O amor veio com o tempo, trouxe a persistência, a prática, a técnica e a vontade de aprender mais e mais — relembra o chef de Santa Catarina.

Bons resultados no reality e no restaurante

Ao entrar nas redes sociais do Restaurante do Dudu, em Balneário Camboriú, é possível ter uma noção da gastronomia praticada pelo chef. Com um cardápio variado, de carnes aos frutos do mar, os pratos são cheios de cores e texturas. Tudo para deixar os produtos e produtores de Santa Catarina em destaque.

E quem quer conhecer o local, precisa reservar com antecedência e torcer para que a agenda não esteja lotada. Com a participação do chef no Mestre do Sabor, o movimento aumentou e tem até fila de espera em algumas datas.

No programa, Dudu sempre arrancou grandes elogios dos jurados. Com pratos de dar água na boca, o participante foi um dos destaques nas provas do Mestre do Sabor.

Tanto que uma receita ficou entre os melhores pratos do programa. A receita de Camarão com pupunha tostada, bisque com cascas de camarão e bacon defumado foi o grande diferencial para Dudu vencer a sua primeira prova de eliminação.

Camarão com Pupunha Tostada, Bisque com Cascas de Camarão e Bacon Defumado
Camarão com Pupunha Tostada, Bisque com Cascas de Camarão e Bacon Defumado — Foto:
(Foto: )

Planos após Mestre do Sabor

Se vencer o Mestre do Sabor, ele conta que quer viajar muito. Conhecer novas culturas e explorar novos mundos estão na lista de desejos do catarinense. Para ele. o processo criativo exige muito esforço e dedicação, por isso é necessário estar sempre reabastecendo o repertório de ideias.

Para 2020, após o sucesso do programa, ele também já faz planos de abrir mais um espaço e também de curtir mais a família. Além de chef e participante de reality shows, Dudu tem outra grande missão: ser pai. O filho Renê, de apenas 3 anos, é a principal inspiração e motivação do chef.

Entre as postagens do chef, o pequeno Renê inclusive aparece ensaiando alguns ensinamentos do pai na cozinha. O post com “altos níveis de fofura” foi publicado no Dia das Crianças em outubro deste ano. Na postagem, o filho do chef aparece ajudando na preparação de uma sobremesa.

Como será a final do programa

Os quatro finalistas são os cozinheiros Djalma Victor, Lui Veronese, Gabriel Coelho e Dudu Poerner. Eles enfrentaram uma disputa em duas etapas. A primeira prova eliminará dois dos quatro chefs. Em seguida, vem o duelo final.

Os pratos a serem preparados por eles, por sua vez, são um mistério. A final terá uma parte gravada, e a reta final será toda ao vivo. E para os finalistas, a frase "que vença o melhor" nunca fez tanto sentido. Eles são unânimes em dizer que não há favoritismo de nenhum lado.

Todos os profissionais têm mais de dez anos de experiência em cozinhas do Brasil e de fora dele. Os jurados Léo Paixão, Kátia Barbosa e o português José Avillez serão os responsáveis por dar a vitória ao campeão.

*Com informações da Folhapress

Colunistas