O técnico José Roberto Guimarães convocou, na quinta-feira (31), as 15 jogadoras para os treinos visando o Campeonato Mundial de Vôlei Feminino, com uma novidade na lista. A jovem catarinense, Helena Wenk Hoengen, participará dos preparos da Seleção Brasileira.
Continua depois da publicidade
A ponteira de 21 anos, natural de Joinville, também foi convocada com a seleção sub-21, para a disputa do Mundial da categoria. Segundo a CBV, seu desempenho vai ficar sob avaliação da comissão técnica para eventual inclusão na lista final de 14 atletas para o Mundial de Vôlei Feminino adulto.
Brasil na fase final da VNL feminino 2025
Sobre as convocadas
A lista de convocadas saiu cinco dias após a final da Liga das Nações de Vôlei (VNL) e, depois da prata, a seleção feminina inicia uma nova fase de preparação. Os nomes, divulgados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), seguiram a base que disputou a fase final na VNL, em Lodz, na Polônia.
Seleção Brasileira feminina demonstra incômodo com as sequências de “bola na trave”
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Continua depois da publicidade
Além de Helena, a líbero Marcelle e a oposta Jheovana, que fizeram suas estreias na seleção principal durante a competição, também são novidades positivas. Nomes que brilharam na VNL, como a capitã Gabi Guimarães e a central Júlia Kudiess, também estão presentes.
Já outras atletas experientes, como a líbero Nyeme, em fase pós-maternidade, e a central Ana Carolina, que pediu dispensa no início do ano, seguem fora. Como previsto, a ponteira Ana Cristina também está fora desta lista.
Ana Cristina chegou a ser inscrita para o Mundial, mas sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante a Liga das Nações e ficará quatro meses sem jogar para se recuperar completamente.
Confira a lista de convocadas para o Mundial
- Levantadoras: Macris e Roberta
- Opostas: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara
- Ponteiras: Gabi, Helena e Júlia Bergmann
- Centrais: Diana, Júlia Kudiess, Luzia e Lorena
- Líberos: Laís e Marcelle
Continua depois da publicidade
Dos 15 nomes anunciados, 14 participarão da fase de treinos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).
Mundial de Vôlei Feminino 2025
O torneio será na Tailândia, entre 22 de agosto e 7 de setembro, e a Seleção Brasileira está no Grupo C, ao lado de Grécia, França e Porto Rico. A estreia acontece contra as gregas, em 22 de agosto, às 9h30min. Depois, a Seleção Brasileira enfrenta a França, no dia 24, e Porto Rico, no dia 26.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final. Vice-campeã em quatro oportunidades (1994, 2006, 2010 e 2022), a seleção busca o título inédito da competição.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão
 
                                     
                            
                            








