nsc
santa

Transformações

Catarinense muda de cidade, empreende e tem vida nova na pandemia

Caroline Viviani criou um serviço de delivery de tábuas, em formato de caixas, recheadas de produtos artesanais

13/03/2021 - 06h00 - Atualizada em: 13/03/2021 - 08h59

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller

Para muitas pessoas, o ano de pandemia foi de frustrações, com perdas e cancelamento de planos, mas Caroline Viviani, 36 anos, usou este tempo como um incentivo para realizar um sonho: o de empreender. O negócio, criado em 2020, deu tão certo que ela pediu demissão do antigo emprego e mudou de cidade. 

> Um ano após o início da pandemia do coronavírus, o que diz a ciência sobre a origem e o futuro da doença

Enquanto Caroline trabalhava para uma multinacional, a vida agitada em São Paulo e as viagens internacionais constantes eram tudo o que ela queria. Natural de Timbó, no Vale do Itajaí, ela voltou à cidade natal no começo da pandemia, em abril de 2020, para trabalhar em home office. 

Durante esse período, Caroline deixou a veia empreendedora falar mais alto e começou a procurar oportunidades de negócio para tocar em paralelo com o emprego fixo. Apaixonada por comida, buscou inspiração em suas vivências internacionais e criou, em junho de 2020, a Donna Caixa, um serviço de delivery de tábuas, em formato de caixas, recheadas de queijos, patês, pães, doces, frutas, vinhos, cafés e chás.

> Após perder avós para a Covid em 24h em SC, neta busca manter união da família

Trabalhando em parceria com produtores locais, Caroline fala da importância da rede de trabalho artesanal que criou na cidade, dando visibilidade para os pequenos produtores. Dessa forma, ela consegue garantir que as caixas tenham produtos frescos e da melhor qualidade.

— A minha ideia foi juntar com as pessoas aqui de Timbó. Pessoas que fazem o melhor pão de mel da cidade, o pão saborizado, o cupcake, o bolo, o donuts, a geléia. A Donna Caixa faz com que essas pessoas também apareçam e também possam ter mais clientes — declara. 

A Donna Caixa é recheada com produtos artesanais da região
A Donna Caixa é recheada com produtos artesanais da região
(Foto: )

> Receba as notícias do NSC Total pelo WhatsApp; clique e saiba como

A mudança definitiva

Em setembro de 2020, Caroline pediu demissão do emprego em São Paulo. O que começou como uma pequena ideia de negócio, com a ajuda da família e dos amigos passou a ser seu trabalho em tempo integral.  

Minha vida mudou totalmente. Não só a minha, mas imagino que essa recessão global tenha mudado o conceito de tudo, e o mercado tem um movimento diferente. Eu acho que cada vez mais o empreendedorismo vem à tona. Muitos conceitos mudaram, muitas famílias se reestruturaram, ou não. Mas houve movimento, houve ressignificação. E pra mim foi o que aconteceu — relata Caroline. 

Caroline usou os serviços de delivery e e-commerce, que estão em alta durante a pandemia, e aproveitou as redes sociais para divulgar a Donna Caixa, que hoje já conta com filiais em Blumenau e Balneário Camboriú. A empreendedora conta que já recebe propostas de outros estados para encomendar as caixas e trabalhar com elas. Unindo sua paixão e olhar atento às oportunidades, ela conseguiu criar um negócio de sucesso em meio a pandemia.

Leia também

Ansiedade, dores e saudade: a rotina de uma professora de SC durante a pandemia

Um ano de pandemia: as contribuições de SC na luta contra o coronavírus

Próxima pandemia: de onde virá e como amenizar os efeitos

5 hábitos de higiene que devemos manter no pós-pandemia

Colunistas