As cenas de um cavalo ilhado, em cima de um telhado, após as enchentes do Rio Grande do Sul, circularam pelas redes sociais e foram destaque em diversos meios de comunicação. E com isso, muitas pessoas podem ter começado a pensar: cavalos sabem nadar? Se o animal cair na água, ele consegue sair dela até uma área seca?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Esses questionamentos foram respondidos pelo educador ambiental, Matheus Mesquita, conhecido como “Biomesquita” no YouTube. A página do especialista já conta com mais de 1 milhão de inscritos e funciona como disseminadora de conteúdo sobre meio ambiente, animais e biodiversidade.

Continua depois da publicidade

Em um dos vídeos, Matheus responde os questionamentos de quem ficou impressionado com um vídeo em que um cavalo aparece entrando numa espécie de piscina. Para muitos, a cena poderia ser até de “maus-tratos”, já que não é mais comum ver animais dessa espécie dentro da água. Por isso, explicamos a seguir como funciona o deslocamento do animal neste ambiente e ainda revelamos mais sobre o tema.

Afinal, cavalos sabem nadar?

A resposta para essa pergunta, de forma geral, é sim. Os cavalos podem locomover-se em áreas alagadas, com diferentes profundidades, e isso pode ser considerado uma forma de nado. Inclusive, no vídeo do educador ambiental, ele explica que os cavalos eram usados para deslocamento em rios e lagos quando eram o principal meio de transporte dos seres humanos.

Continua depois da publicidade

Exercícios com água e até mesmo processos de reabilitação para lesões podem ser realizados para cavalos por meio da natação, inclusive. O importante a ser levado em consideração, nestes casos, é que assim como todos os animais terrestres, o nado não é a principal forma de locomoção. Por isso, percorrer grandes distâncias com o cavalo dentro da água pode gerar estresse ou outros problemas, como hipotermia.

Leia também

Força-tarefa é montada para resgatar cavalo ilhado em telhado no RS

Os meios de transporte curiosos e bizarros espalhados pelo mundo

Destaques do NSC Total