É possível celebrar o Natal com uma ceia farta sem comprometer o orçamento? A resposta é sim. O segredo, de acordo com o professor de Gastronomia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Eduardo Duó, está no planejamento e na escolha estratégica dos ingredientes
Continua depois da publicidade
Para o profissional, é necessário priorizar itens da estação e fazer substituições criativas para os pratos tradicionais.
— A principal dica para garantir uma ceia nutritiva, leve e de baixo custo é equilibrar o prato e escolher bem os ingredientes— explica o especialista.
Segundo Duó, a composição ideal começa pelos vegetais, que devem ocupar cerca de 50% do prato. O restante pode ser dividido entre 25% de carboidratos leves, como arroz ou batata assada, e 25% de proteínas de melhor digestibilidade, como frango, peixe ou lentilha.
Continua depois da publicidade
Para facilitar o planejamento, o professor sugere algumas substituições com ótimo custo-benefício, que funcionam bem tanto na ceia quanto no orçamento: O lombo suíno, mais econômico e versátil, é uma sugestão para substituir as proteínas.
— Ele pode ser assado com farofa de amendoim ou servido ao molho de abacaxi, uma fruta da estação— orienta.
Outras frutas acessíveis que podem compor saladas e sobremesas são melancia, manga, maracujá e uvas nacionais.
Continua depois da publicidade
O bacalhau pode ser substituído por peixes brancos nacionais, como merluza, pescada branca, corvina ou tilápia.
— São opções mais baratas e funcionam muito bem em preparos tradicionais, como ensopados com azeite, cebola e batata, inspirados no bacalhau à portuguesa— explica Duó.
Na hora dos acompanhamentos, uma alternativa ao arroz com amêndoas é o arroz com amendoim torrado, que garante crocância, ou com coco ralado fresco, mais acessível e aromático.
Continua depois da publicidade
Já para fugir dos refrigerantes e sucos industrializados, a dica é apostar em bebidas naturais e econômicas. A água saborizada de abacaxi com hortelã é uma opção refrescante e digestiva.
— Basta lavar bem a casca do abacaxi, ferver por cinco minutos, coar, deixar gelar e servir com gelo e hortelã— ensina.
Outra sugestão é o chá gelado de casca de laranja com gengibre.
— É só ferver as cascas por cerca de dez minutos com gengibre, deixar esfriar, adoçar a gosto e servir gelado. A casca é aromática e o chá fica leve e refrescante— afirma.
Continua depois da publicidade
Para fechar a ceia com charme e economia, Eduardo Duó indica um prato que alia baixo custo e boa apresentação: frango assado com legumes coloridos e calda de maracujá.
— É uma receita acessível e visualmente bonita. O frango fica dourado e brilhante com a calda, acompanhado de legumes como abóbora, cebola roxa e batatas. Além de saboroso, o maracujá é uma fruta barata e abundante nesta época do ano— conclui o docente do CEUB.





