nsc
dc

Religião

Celebrações da Páscoa em Santa Catarina serão pela internet em função do coronavírus

CNBB também disponibilizou um roteiro litúrgico para quem não conseguir acompanhar a programação ao vivo

09/04/2020 - 10h32 - Atualizada em: 09/04/2020 - 10h33

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
páscoa
Ano passado, Via-Sacra reuniu mais de 300 pessoas no Morro da Cruz, em Florianópolis
(Foto: )

A programação do Triduo Pascal deste ano, como é chamado o rito que prepara os fiéis da Igreja Católica para viver a Páscoa, será toda pela internet em Santa Catarina. A igreja segue as determinações do decreto estadual em função do coronavírus, e por isso não haverá celebração aberta aos fiéis. Além das transmissões ao vivo, foi montado um roteiro litúrgico a ser realizado em casa, para quem não conseguir acompanhar a programação.

> Em site especial, saiba mais sobre o coronavírus

As ações desse ano foram pensadas para seguir as recomendações de isolamento social, explica o presidente da Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Frei Severino Klasen.

- A dinâmica é outra, o movimento é outro, mas a fé, a celebração, o jeito de estar em comunhão com Deus, com os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus, continuam e serão celebrados. Como? Fiquem em casa, nós vamos celebrar nas igrejas. Hoje, com tantos instrumentos, possibilidade, podemos chegar na sua casa, é a igreja que vai chegar até aí - explica Dom Frei.

As missas serão celebradas ao vivo, e a programação é definida por cada uma das dez regiões do Estado: Arquidiocese de Florianópolis e Dioceses de Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Tubarão, Criciúma, Lages, Caçador, Joaçaba e Chapecó. Algumas rádios locais também devem retransmitir as celebrações, segundo a Assessoria de Comunicação regional da CNBB.

No roteiro litúrgico disponível no site, os familiares podem celebrar entre si, refletindo a palavra, em uma modalidade chamada de Celebração da Palavra de Deus. São atividades a serem realizadas desde o Domingo de Ramos, que foi no ultimo dia 5, e a partir desta quinta-feira Santa, sexta-feira Santa, sábado Santo, Vigília Pascal e no domingo de Páscoa.

Colunistas