O lançamento do Carnaval Joaçaba 2026 aconteceu no último sábado (6) e contou com cerca de mil visitantes. Conhecida como a Capital Catarinense do Carnaval, Joaçaba promete encantar os foliões nos próximos desfiles, que devem acontecer em fevereiro do ano que vem.

Continua depois da publicidade

A cerimônia de lançamento do carnaval aconteceu no último sábado (8) e contou com a presença das quatro escolas de samba que prometem encantar o público na Avenida XV de Novembro. As escolas subiram ao palco para apresentar oficialmente os seus enredos, dando uma prévia da criatividade e da cultura que serão levadas para o desfile.

​As tradicionais Vale Samba, Unidos do Herval e Acadêmicos do Grande Vale reafirmaram sua força e história, enquanto a estreante Soweto marcou sua chegada. Juntas, as escolas devem se preparar para as apresentações que devem acontecer de 14 a 16 de fevereiro do ano que vem, marcando a história de 35 edições do evento.

O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO) e da Prefeitura de Joaçaba.

Origem dos desfiles

A história da festa popular na cidade remonta à década de 1930. Conforme o jornalista João Paulo Dantas no livro “Joaçaba Samba e Faz Carnaval Desde 1930”, o baiano Manoel de Oliveira Lins trouxe o costume dos blocos carnavalescos para o município, com o surgimento do “Bando da Lua”, que desfilava com uma bateria pelas ruas da cidade.

Continua depois da publicidade

Já o desfile das escolas de samba surgiu no fim da década de 1970 com a união dos blocos de carnaval que criaram a primeira agremiação: a Vale Samba, em 1979. Depois, em 1981, surge a Unidos do Herval.

Mais de uma década depois, em 1994 nasce a Cruzeiro do Sul que, mais tarde, passa a se chamar Aliança, escola que encerrou as atividades em desfiles em 2020. A Acadêmicos do Grande Vale só surge em 2012, por meio dos grupos de teatro da cidade.

No entanto, o Carnaval passa a se profissionalizar em 1996, com a criação da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO). O objetivo foi de representar os interesses das agremiações e promover melhorias nos desfiles. A partir desse momento, as escolas buscaram novos recursos para transformar os espetáculos.

Ainda assim, a história do Carnaval de Joaçaba também passou por momentos de turbulência. Além da pandemia da Covid-19, que suspendeu os desfiles em 2021 e 2022, outras dificuldades apareceram pelo caminho das escolas de samba nos últimos anos, mas que foram superadas graças ao apoio da torcida.

Continua depois da publicidade

Veja fotos históricas do desfile em 2007