nsc

Contas

Chance de acesso do Avaí diminui para 8% após empate em casa

Leão segue com possibilidades nas últimas rodadas da Série B

14/01/2021 - 11h21

Compartilhe

Kadu
Por Kadu Reis
Jogo Avaí 2x2 Vitória no dia 13/01/2021, realizado no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, Santa Catarina
Avaí sofreu empate nos últimos minutos diante do Vitória na Ressacada
(Foto: )

O empate sofrido nos minutos finais diante do Vitória tirou do Avaí dois pontos que aproximariam o time azurra do G-4. A chance de acesso do Leão, que era de 11,7% antes da partida, diminuiu para 8% com o resultado. O número é parte de estudo feito pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

> Com gol sofrido nos acréscimos, Avaí fica no empate com o Vitória na Ressacada

Sexto colocado da Série B, com 48 pontos, o Leão persegue CSA (4º / 52 pontos / 48% de chance) e Juventude (5º / 52 / 40%), que ocupam a quarto e a quinta posição. A equipe azurra enfrenta os dois times nas próximas duas rodadas. Com 8% de chances de acesso, o Avaí precisa de uma campanha próxima da perfeição na reta final para subir.

> Faraco: Série B teima em oferecer chances, mas Avaí teima em não querer e não merecer

Matematicamente, o Avaí pode atingir no máximo 60 pontos na Série B 2020. Para isso será preciso vencer os últimos quatro jogos, contra CSA, Juventude, Guarani e América Mineiro. Segundo o estudo da UFMG, um time que terminar a competição com 60 pontos tem 97% de chances de acesso.

> Roberto Alves: Avaí empata e acaba com chances de briga pelo acesso à elite

Também é possível chegar à Série A com três vitórias e um empate nas quatro rodadas restantes. De acordo com o estudo, 58 pontos dão 70% de chances. Uma possibilidade mais frágil é subir com 57 pontos, ou seja, três vitórias e uma derrota nesta reta final. Segundo os números da UFMG a pontuação dá 41,7% de probabilidade de acesso.

> Avaí apresenta Marco Aurélio Cunha: "A missão é desempenho esportivo"

Colunistas