Autoridades do Pará classificaram como “preconceito” as críticas do chanceler alemão, Friedrich Merz, a capital do estado, Belém (PA). Em discurso, Merz afirmou ter ficado feliz ao ir embora da sede da COP 30 e ironizou o país, comparando o Brasil negativamente às “belezas da Alemanha”.
Continua depois da publicidade
Em publicação nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que as falas do chanceler alemão integram um “discurso preconceituoso”.
— O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado — disse Helder, nas redes sociais.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), também se manifestou. Em outra publicação, ele disse que o chanceler alemão “destila preconceito e arrogância” nas falas.
— Enquanto você vem com sua arrogância, nós paraenses, belenenses e amazônidas vamos oferecer o que existe de melhor em nós, que é o nosso calor, acolhimento e amor. Cada um dá o que tem (…) Cada um dá o que tem, e, infelizmente, o Chanceler Alemão destila preconceito e arrogância na sua fala, bem diferente do seu povo, que demonstra nas ruas de Belém o encantamento pela nossa cidade! — afirmou Igor, nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Chanceler alemão ironiza Brasil durante COP30
Em um discurso no Congresso Alemão do Comércio, o chanceler federal alemão, Friedrich Merz, fez uma fala depreciativa ao mencionar o Brasil e a ida para a COP30 em Belém. No evento, realizado na última semana, Merz afirmou que os jornalistas que o acompanhavam durante a Cúpula dos Líderes ficaram “felizes em voltar para a Alemanha”. A declaração foi divulgada pela rede de notícias alemã Deutsche Welle (DW).
— Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos — disse aos presentes no congresso.
O discurso foi transcrito e disponibilizado pelo governo alemão. Na fala, o chanceler pedia para que os participantes do evento valorizassem o ambiente comercial próspero e livre da Alemanha, já que eles estariam em um dos “países mais lindos do mundo”.
Quem é o chanceler alemão?
Friedrich Merz assumiu o posto de chanceler alemão em maio de 2025. O cargo, na prática, é semelhante ao de primeiro-ministro. Merz integra o partido União Democrática Cristã (CDU, na sigla original), de direita.
Continua depois da publicidade
Fotos mostram manifestação indígena na COP30
*Sob supervisão de Kássia Salles
**Com informações do g1







