O jacaré que foi solto no Lago Internacional da Fronteira, no limite entre Santa Catarina, Paraná e Argentina, foi capturado por um morador de Dionísio Cerqueira (SC) após três meses de tentativas, que envolveram também forças de segurança brasileiras e do país vizinho. A informação foi divulgada pela administração do município.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O animal foi avistado no lago no final de novembro de 2024 e desde então foram realizadas buscas por ele, no intuito de retirá-lo do local para levá-lo a um ambiente mais adequado e seguro tanto para ele quanto para as pessoas que frequentam o parque.

Conforme divulgado à época pela Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, o jacaré havia sido solto no lago por um cidadão argentino. Ainda não foram divulgadas informações sobre a identificação do suspeito.

Captura e novo lar

De acordo com a Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira, trata-se de um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris). A captura do animal foi realizada voluntariamente por um morador da cidade chamado Alex Prestes, que tem experiência no contato com esse tipo de animal. Após algumas tentativas, ele conseguiu capturá-lo na madrugada do dia 27 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Na manhã do mesmo dia, uma equipe da Polícia Militar Ambiental formada pelo 2° Sargento Fernando Porsch, pelo 3° Sargento Daniel Junior Panizzon e pelo cabo Jean Marcel Bernardon, que também é biólogo, foi até o local buscar o jacaré para encaminhar ele à Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque, no Vale do Itajaí.

Veja vídeo do jacaré

“Após a captura, a PM foi acionada e realizou o transporte desse animal até o zoológico de Brusque. Tudo conforme a legislação ambiental e sempre pensando no bem-estar do animal e na segurança da população”, pontuou o comandante da PMA de São Miguel do Oeste, 1º Tenente Alcenir Luis Minuscoli.

O lago onde o animal foi solto fica entre os municípios de Dionísio Cerqueira (Extremo-Oeste catarinense), Barracão (PR) e a cidade de Bernardo Irigoyen, província argentina de Misiones.

“Embora tenha despertado curiosidade, a presença do jacaré também gerava preocupação devido ao risco potencial que representava, especialmente em uma área frequentada por moradores e visitantes. Com a captura, a segurança foi restabelecida, permitindo que moradores e turistas transitem pelo local com tranquilidade”, informou a prefeitura em nota.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Argentino solta jacaré em lago na divisa com SC, animal aterroriza e gera tensão na fronteira

Vaca pula em piscina para se refrescar em dia de temperaturas escaldantes em SC; veja vídeo

Leão-marinho é flagrado tirando um cochilo em Laguna, no Litoral Sul de SC; veja vídeo