nsc
dc

Tempo

Chegada do frio e primeira chance de neve movimentam a Serra catarinense

Hotéis da região estão com ocupação total e turistas do Brasil inteiro já aproveitam o frio

04/07/2019 - 18h53 - Atualizada em: 05/07/2019 - 21h50

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
(Foto: )

No topo do Morro da Antena, em Urupema, os primeiros turistas já brilham os olhos com o gelo e as plantas congeladas na beira da estrada, fecham os casacos para se proteger do vento frio e admiram as belas paisagens que o inverno proporciona na Serra catarinense. As primeiras temperaturas negativas da temporada chegaram trazendo geadas e a possibilidade de neve e, com isso, milhares de turistas do Brasil inteiro em busca de temperaturas não tão comuns no país.

O frio é motivo de comemoração para o turismo das cidades da região. Em Urupema, São Joaquim e Urubici todos os hotéis e pousadas já estão cheios para o fim de semana e desde esta quinta-feira já recebem turistas sem parar. É o grande momento do ano para os municípios, que vêm a população quase que dobrar em poucos dias, lotando toda a rede hoteleira e forçando saídas alternativas.

Em São Joaquim, por exemplo, durante a semana a prefeitura precisou convocar a população para um cadastramento de pousadas alternativas - moradores que poderiam abrir suas casas e alugar quartos ou até mesmo o imóvel inteiro. Com isso a cidade conseguiu passar de cerca de 500 leitos para algo em torno de 1400, praticamente todos já reservados.

— Está uma loucura, muitos turistas já chegaram e o tempo inteiro temos novas reservas. Coincidiu que além da previsão do frio no sábado começa o rally (Caminhos da Neve), além da Trilha do Vinho e da Maçã, da Exposição de Carros Antigos e um festival de rock — comemora a secretária de Turismo de São Joaquim, Adriana Schlichting.

A família Berbeti é uma que garantiu hospedagem em Urupema e já chegou nesta quinta-feira, vindos de Presidente Prudente e Pirapozinho (SP). Pouco acostumados com o frio, já se surpreenderam com a água congelada em formato de estalactites na subida do Morro da Antena - tão gelada que muitos apenas iriam olhar de longe, enquanto a pequena Isa Beatriz, 6 anos, fazia questão de chegar perto e tocar para garantir que a visão era de verdade.

O grupo já havia se hospedado na Serra no ano passado, mas não tiveram a sorte de ver a neve. Agora, torcem para que a previsão se concretize para que possam ver o fenômeno pela primeira vez.

Chance de neve e geada

De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, o amanhecer de sexta-feira (5) deve registrar temperaturas entre -3 e -1 ºC, com geada do Oeste ao Planalto Norte de Santa Catarina e chance de neve na Serra em pontos isolados, especialmente entre o meio-dia de sexta e a manhã de sábado.

Confira fotos

Diorgenes Pandini
(Foto: )

Diorgenes Pandini
(Foto: )

Diorgenes Pandini
(Foto: )

Diorgenes Pandini
(Foto: )

Diorgenes Pandini
(Foto: )

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas