Moradores de diferentes bairros de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, reclamam da falta de coleta de lixo e do mau cheiro provocado pelo acúmulo de resíduos nos últimos dias. Segundo relatos, o problema não é pontual e atinge diversas regiões da cidade, dificultando a rotina de quem vive no município.
Continua depois da publicidade
Uma moradora afirma que a situação se agravou recentemente e que o lixo permanece nas ruas por vários dias. “O lixo está assim em todos os bairros. Nos últimos dias ficou terrível. Esse ano mesmo foram poucas vezes que passaram. Teve dia que eu não consegui abrir a porta de casa. O cheiro estava podre, muito forte. Quando batia o vento, não dava pra aguentar”, relatou.
O cenário ocorre em meio a um impasse envolvendo a coleta de resíduos no município. Na última quarta-feira (28), trabalhadores responsáveis pelo serviço paralisaram as atividades e relataram atraso no pagamento do vale-alimentação.
À época, a Prefeitura de Garopaba informou que os pagamentos previstos em contrato estavam em dia, enquanto a empresa responsável pela coleta afirmou que a situação havia sido regularizada. Mesmo assim, moradores dizem que o serviço segue irregular e cobram uma solução definitiva para o problema.
Prefeitura apura irregularidades na coleta de lixo
Em nota, a Prefeitura de Garopaba informou que está ciente das reclamações e que vem adotando medidas administrativas e legais para apurar a situação e garantir a regularização do serviço. “A Administração Municipal solicitou acesso ao processo criminal em andamento, com o
objetivo de apurar eventuais indícios de fraude. Paralelamente, a documentação necessária
para a abertura de um processo administrativo já se encontra em posse da Controladoria do
Município. A portaria de instauração deve ser publicada nos próximos dias”, destacou o texto.
Continua depois da publicidade
A prefeitura também informou que a empresa responsável pela coleta já vinha sendo notificada pelo descumprimento de cláusulas contratuais, especialmente relacionadas ao número mínimo de funcionários previstos. Ainda conforme o município, houve trabalho de coleta ao longo do fim de semana, o que resultou na normalização do serviço em alguns bairros. A administração afirma que segue acompanhando a execução do contrato para que a coleta seja plenamente regularizada em todas as comunidades.
