Após começar a sentir cheiros bizarros e muito intensos, sem causa aparente, a professora aposentada Fiona Charles, de 61 anos, foi diagnosticada com um câncer grave no cérebro. Os “cheiros fantasma” começaram no verão de 2024, especialmente de comida queimada. Mas o que parecia uma confusão boba, se revelou como o primeiro sintoma de um câncer no cérebro. As informações são do Metrópoles.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A suspeita de que algo não estava certo veio quando os odores passaram a ser acompanhados de uma sensação de calor súbito e batimentos cardíacos acelerados. Preocupada, a professora achou que fossem sintomas de um pequeno acidente vascular cerebral (AVC). Ela procurou um clínico geral do serviço público de saúde do Reino Unido, mas o médico a informou que seus sintomas não eram preocupantes.
Entretanto, com o passar do tempo, além dos odores fantasma, ela passou a sentir dores de cabeça intensas, e procurou uma segunda opinião.
Diagnóstico de glioblastoma
Em outubro, ela conseguiu fazer uma ressonância magnética particular que revelou a causa dos episódios: um câncer no cérebro localmente avançado e extremamente agressivo, chamado glioblastoma.
Continua depois da publicidade
O tumor é muito agressivo e cresce rapidamente, atingindo aproximadamente 1 a cada 100 mil pessoas no mundo todo. Apenas 25% dos pacientes sobrevivem mais de um ano após a descoberta do tumor e apenas 5% estão vivos mais de cinco anos após o diagnóstico.
Apesar de saber que viveria só um ano, Fiona se engajou no tratamento para tentar superar o prognóstico. Ela iniciou imediatamente o tratamento padrão, com radioterapia e quimioterapia, já que devido à localização do tumor, não foi possível fazer cirurgia para a retirada.
Mesmo com a resposta inicial considerada satisfatória, os efeitos colaterais foram severos, incluindo fadiga extrema, perda de peso e apetite. Determinada a manter o ânimo, a aposentada retornou lentamente às atividades que gosta, como cozinhar.
O filho de Fiona, Jonny Charles, decidiu tomar a frente do cuidado da mãe e tem se empenhado para divulgar os desafios enfrentados por pacientes com tumores cerebrais e arrecadar fundos à pesquisa para aprimorar o tratamento.
Sintomas de câncer no cérebro
Os sintomas variam de acordo com a localização do tumor no cérebro e costumam ser progressivos. Eles podem facilmente ser confundidos com os sintomas mais comuns do AVC. Entre os mais comuns, estão:
Continua depois da publicidade
- Dor de cabeça persistente, especialmente ao acordar ou ao se deitar.
- Náuseas e vômitos sem causa aparente.
- Convulsões em pessoas sem histórico.
- Alterações de visão, audição, fala ou equilíbrio.
- Perda de memória, confusão mental e mudanças de comportamento.
- Fraqueza em um lado do corpo.
Leia também
Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, é internado com colecistite aguda
Lula cancela agenda após nova avaliação médica devido a labirintite; confira estado de saúde
 
				