O aparecimento de uma rara coruja da espécie Caburé-acanelado foi registrado na segunda-feira (31), em Jaraguá do Sul, após o animal se chocar contra a vidraça de um supermercado no Bairro Barra do Rio Cerro. Este é o primeiro registro da ave no Vale do Itapocu.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Misteriosa coruja foi encontrada em Jaraguá do Sul

O animal foi resgatado pela equipe do programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Após passar por avaliação veterinária, foi constatado que a ave não se feriu com gravidade e no mesmo dia foi devolvida à natureza.

De acordo com o biólogo da Fujama, Christian Raboch, essa é uma espécie de coruja que tem poucos registros em Santa Catarina.

— Temos alguns registros em Mafra, Água Doce e Três Barras. Mais ali para o nosso oeste, divisa com Paraná. Para a região do Vale do Itapocu não tinha registro dessa espécie — afirma.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o biólogo, pelo fato de ser rara, não há muitos registros de estudos sobre o animal.

— É um bichinho que é raro de aparecer. É muito bom saber que graças a conservação ambiental esta espécie de ave está ocorrendo na nossa cidade. O pessoal que faz observação de aves ficou empolgado — disse Raboch.

Sobre a coruja Caburé-acanelado

A coruja Caburé-acanelado tem hábito noturno, por vezes crepuscular. A ave se alimenta principalmente de pequenos mamíferos, aves ou até mesmo morcegos, segundo o biólogo.

Possui entre 19 e 21 centímetros de comprimento e peso de 104 a 155 gramas. O adulto possui a íris amarela ou castanho-alaranjada. Vive em borda de matas, mata rala, cerrado e clareiras.

Leia também

Biólogo flagra raro “namoro” de cobras supervenenosas em casa de Jaraguá do Sul