A forte chuva com granizo e rajadas fortes de vento que atingiu municípios do Oeste de Santa Catarina deixou estragos em residências na madrugada e manhã deste domingo (12). Pelo menos 100 casas tiveram danos no telhado, com o levantamento oficial ainda sendo feito pelos órgãos de defesa e proteção de cada cidade.
Continua depois da publicidade
Em Vargem Bonita, de acordo com a Defesa Civil, duas comunidades do interior do município foram as mais atingidas, sendo elas o Distrito de Campina da Alegria, e a linha assentamento 9 de novembro . As informações, ainda preliminares, são de que 40 casas tiveram prejuízos nos telhados.
O município faz atendimento aos moradores para entregar lonas, com o objetivo de proteger as casas. A Defesa Civil informou que o levantamento de danos ainda está prejudicado porque ainda estava chovendo no local pela manhã.
Por isso, ainda não há informações sobre desabrigados e desalojados. Entretanto, o município pretende solicitar itens de assistência humanitária, além de emitir um decreto sobre a situação de Vargem Bonita.
Destelhamentos e quedas de árvores e galhos
Em Abelardo Luz, também no Oeste, a situação não foi diferente. Durante a madrugada, o município foi atingindo por fortes ventos acompanhados de chuva intensa e granizo, especialmente nas comunidades Assentamento 25 de Maio e Rincão Torcido, na divisa com o Paraná.
Continua depois da publicidade
O acumulado de chuva, que chegou a 27 milímetros em 12 horas, provocou destelhamentos, quedas de árvores e galhos nas áreas rurais, deixando mais de 60 casas afetadas, com danos nos telhados. O trabalho de identificação dos danos continua pelas equipes da Defesa Civil. Também foram entregues quatro rolos de lonas para cobertura provisória das residências.
No município de Passos Maia, uma residência foi afetada na comunidade de Linha Tozzo, onde a Defesa Civil municipal realizou o atendimento e forneceu lona para cobertura provisória. Já em Xanxerê, as equipes monitoraram áreas críticas nas ruas Atanázio Antônio, Ernesto Sireia e Avenida La Salle, na área central do município.
O Rio Xanxerê transbordou, além de galerias pluviais terem acumulado água nas vias. Apesar disso, não houve registro de danos.
Veja fotos
Continua depois da publicidade
Leia também
Faixa para ônibus e testes: rodovia mais movimentada de SC pode ter mudanças após ampliação
SC entra em alerta de perigo para ventos de 100 km/h e chuva intensa, aponta Inmet









