O acidente com morte de um motociclista em que um ônibus chegou a pegar fogo e interditar a SC-401, no Norte da Ilha, nesta semana, reacendeu a discussão sobre as obras em andamento e as possíveis melhorias no trajeto. A obra de triplicação da rodovia e até um teste com corredor para ônibus e veículos pesados nas novas faixas adicionais são medidas estudadas para tentar reverter o cenário.
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Para amenizar o problema das filas, uma obra de ampliação da rodovia está em execução desde março deste ano. A rodovia deve ganhar terceiras faixas nos dois sentidos em um trecho de mais de seis quilômetros, e outros cinco quilômetros de vias marginais. A obra tem orçamento previsto de R$ 73 milhões e, atualmente, tem 35% do cronograma executado, segundo informações do governo do Estado.
A conclusão está prevista apenas para setembro do ano que vem, mas a previsão é de que até a temporada de verão alguns trechos críticos já estejam prontos e possam ser liberados para os motoristas que precisarem da rodovia durante o verão.
No entanto, a previsão de liberação das terceiras faixas em parte da rodovia e a preocupação com o trânsito no verão reforçam a discussão sobre possíveis medidas para aproveitar a via ampliada. A rodovia é a via estadual mais movimentada de Santa Catarina, com fluxo médio de 60 mil veículos por dia, chegando a mais de 90 mil durante a temporada de verão, quando o movimento e as filas se tornam problema ainda mais recorrente.
Em busca de melhoria no trânsito da rodovia, uma possibilidade já admitida nas últimas semanas e reforçada nesta quinta-feira (9) após o acidente grave foi a de destinar a terceira faixa da SC-401 exclusivamente para ônibus e veículos pesados.
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A hipótese já havia sido admitida no início da semana pelo secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura, Ricardo Grando, ao colunista da NSC, Renato Igor. Segundo ele, a ideia envolveria um período de testes durante o verão com a terceira faixa sendo utilizada como corredor de ônibus já a partir da entrega da obra. Além do transporte coletivo, a via exclusiva também poderia ser destinada a veículos de segurança, ambulâncias e carros de equipes de saúde, além de veículos pesados, como caminhões.
Veja fotos do acidente desta semana na SC-401
Como seria a fase de testes
Na quinta-feira (9), foi a vez de a prefeitura de Florianópolis confirmar a informação de que estuda, junto com o governo do Estado, o uso da terceira faixa da SC-401 para veículos pesados. Segundo detalhamento do município, a ideia seria destinar a faixa da direita para esse fluxo e englobar também a possibilidade de uso de táxis.
Nesse formato, as outras duas pistas, central e da esquerda, também poderiam ganhar fluidez, já que não precisariam dividir espaço com caminhões. O teste do corredor exclusivo de veículos pesados seria feito na região do Morro das Madeireiras, considerado um ponto crítico da rodovia e que faz parte da primeira parte da obra, com entrega aguardada para o final do ano.
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O prefeito Topázio Neto (PSD), inclusive, abriu uma enquete sobre o assunto nas redes sociais para ouvir a população sobre a ideia.
Decisão ainda deve ser confirmada
Embora admitida tanto por prefeitura quanto por governo do Estado, o uso das terceiras faixas como corredor para ônibus e veículos pesados ainda não está confirmada. A informação mais recente é de que a ideia é discutida na Secretaria de Infraestrutura. Não há prazo definido para uma decisão final sobre o tema.
Apesar de ainda não estar confirmada, para especialistas em transportes a ideia é bem vista por privilegiar o modelo de transporte coletivo. Para o pesquisador do Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Werner Kraus Júnior, a criação de um corredor exclusivo poderia ser uma “reviravolta” para a mobilidade da região e teria potencial de aumentar a eficácia da obra de ampliação da rodovia.
— O tempo de viagem é um fator preponderante na escolha pelo transporte coletivo. Um corredor exclusivo vem justamente prover velocidade de viagem, tempo curto e competitivo — avalia Kraus Júnior.
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