Uma chuva de granizo atingiu a cidade São Joaquim, na Serra catarinense, na tarde desta segunda-feira (9). Segundo a prefeitura da cidade, o fenômeno durou por volta de sete minutos e atingiu alguns bairros do município.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações da prefeitura de São Joaquim, o granizo chegou a se acumular em vias ao longo da SC-114, deixando estradas brancas. O Vale dos Caminhos da Neve, um dos pontos turísticos da região conhecido por registrar geadas, também ficou completamente tomado por uma camada de granizo.

Segundo a prefeitura, “alguns carros chegaram a rodar e outros tiveram que reduzir a velocidade para passar pelo trecho”.

Veja imagens

Continua depois da publicidade

Apesar da intensidade momentânea e das pedras de gelo, não houve registros de danos materiais ou prejuízos agrícolas. De acordo com informações, o granizo de pequeno porte não teve força para danificar veículos, casas ou plantações.

Mesmo assim, segundo o prefeitura, o episódio assustou moradores, especialmente em áreas mais altas da cidade.

— A gente ouviu o barulho forte nas telhas e correu para dentro. Mas, felizmente, foi só o susto— , relatou uma moradora do bairro Madre Paulina ao fotojornalista Mycchel Legnaghi, da Prefeitura da cidade.

Segundo meteorologistas, o fenômeno meteorológico é um pouco comum nesta época do ano, especialmente em regiões de altitude elevada, como São Joaquim.

Continua depois da publicidade

No entanto, segundo a prefeitura, “episódios de granizo sempre geram apreensão devido ao seu histórico de prejuízos em anos anteriores, especialmente para os produtores de frutas.”

Sistema antigranizo protege plantações em SC durante temporada de tempestades

A Defesa Civil informou que a instabilidade deve seguir agora para as áreas do Centro, Litoral e parte do Vale do Itajaí, com chance de chuva a qualquer momento.

Veja o vídeo

Leia mais

Aves silvestres são resgatadas de cativeiro irregular em SC

Fotos definem como foi o primeiro fim de semana da Festa do Pinhão em Lages