O tempo instável observado nos últimos dias segue atuando por Santa Catarina durante o final de semana. O sábado (17) e o domingo (18) devem ser marcados por chuva, vento e a influência de um ciclone subtropical que se forma em alto mar, vindo do Rio de Janeiro até a região Sul.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Sábado com temporais

O sábado (17) deve amanhecer com o tempo nublado em Santa Catarina, entretanto, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões, com possibilidade de chuvas mais intensas entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí.

Com relação às temperaturas, o que se observa é um sábado mais quente em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo Oeste, Oeste e no Norte do Estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C, o que pode ser suficiente para aproveitar um dia de praia.

Os ventos sopram de direções variadas pelo Estado, com intensidade fraca. Já as ondas do mar estarão calmas, com alturas entre 1 metro e 1,5 metro, com direção sudeste.

Continua depois da publicidade

Ciclone se aproxima no domingo

No domingo (18), um ciclone com características subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, para o Sul. Isso faz com que haja transferência de umidade do oceano para o continente, deixando o tempo nublado ao longo do dia no leste catarinense.

Entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e Norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.

Os ventos sopram de leste, com intensidade fraca. As ondas apresentam direção leste, com altura entre 1 metro e 1,5 metro próximo à costa.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil monitora ciclone

Entre a segunda-feira (19) e a terça-feira (20), o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar. Segundo a Defesa Civil, ainda há muitas incertezas sobre esse fenômeno, que pode evoluir de subtropical para tropical, o que o tornaria mais intenso.

A falta de previsibilidade deste sistema também afeta a previsão do tempo para Santa Catarina. Por isso, a Defesa Civil destaca a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

FOTOS: Queda brusca de quase 20°C faz moradores de Florianópolis tirarem casacos do armário

Município do Oeste de Santa Catarina recebe estação de monitoramento meteorológico

Destaques do NSC Total