A Arteris Litoral Sul interditou o Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, às 21h desta de quinta-feira (10). O trecho foi liberado por volta das 2h da madrugada de sexta (11), após cinco horas de interdição.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A medida foi adotada por prevenção por conta do grande volume de chuva que caiu na região. Algumas cidades registraram todo o volume de chuva previsto para o mês de abril em 24 horas.

O bloqueio foi feito em ambos os sentidos da rodovia, sendo que no sentido Sul (Porto Alegre) o fechamento será no Km 229 e no sentido Norte (Curitiba) no Km 236.

Chuva de um mês em 24 horas

Cidades catarinenses, especialmente entre a capital e o Litoral Sul, registraram grandes acumulados de chuva entre a madrugada e a tarde desta quinta-feira. Com isso, houve alagamentos e enxurradas, além de quedas de árvores e outros danos registrados.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva intensa aconteceu por conta de instabilidades e da atuação da circulação marítima, ou seja, do deslocamento da umidade vinda do oceano em direção ao continente.

Os municípios com os maiores acumulados foram Florianópolis e Imbituba, com registro de 114 milímetros (Lagoa da Conceição) e 105 milímetros (Porto de Imbituba), conforme as estações da Epagri/Ciram.

“Vale destacar que o mês de abril é um dos mais secos do ano nesta região. Sendo assim, esse acumulado corresponde à chuva esperada para todo o mês, em pouco mais de 12 horas”, afirma a nota da Defesa Civil.

A chuva deve continuar persistente no litoral catarinense até, pelo menos, a manhã de sexta-feira (11), com foco na Grande Florianópolis, o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte. O Litoral Sul, principal afetado pelas chuvas desta quinta, ainda deve ter instabilidade, porém sem grandes acumulados.

Continua depois da publicidade

Florianópolis em estado de atenção por conta da chuva

Na capital, Florianópolis, os temporais intensos fizeram com que a cidade entrasse em estado de atenção. Segundo a prefeitura de Florianópolis, foram registrados diversos pontos de alagamento nas regiões sul, leste e norte da Ilha, com destaque para bairros como Campeche e Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho, e Ingleses.

De acordo com o boletim das 20h da prefeitura de Florianópolis, a previsão é de que a chuva continue persistente nas próximas três horas. Segundo dados da Epagri/Ciram, a Lagoa da Conceição e a Trindade foram os locais com maior volume de chuva.

Índices pluviométricos – 1 hora – 12 horas – 24 horas em milímetros

  • Norte da Ilha: 2,4 mm – 47 mm – 49 mm
  • Santo Antônio: 6,8 mm – 32 mm – 35 mm
  • Trindade: 6,2 mm – 57 mm – 112 mm
  • Centro: 4,8 mm – 49 mm – 51 mm
  • Lagoa da Conceição: 7,8 mm – 81 mm – 127 mm
  • Sul da Ilha: 9,2 mm – 63 mm – 70 mm.

Leia também

Com mais de 120 milímetros em 24 horas, chuva intensa deixa cidades de SC embaixo d’água

Chuva intensa alaga ruas, danifica estradas e causa suspensão das aulas no Sul de SC