A chuva voltou a Santa Catarina e mantém Itajaí em alerta nesta quinta-feira (12). O nível dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu, assim como do Ribeirão da Murta, voltou a subir. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva na cidade foi superior a 78 milímetros, de acordo com o boletim da Defesa Civil local, enviado às 13h. Isso equivale a 78 litros de água por metro quadrado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Desde sexta-feira (6), a cidade registrou mais de 300 ocorrências relacionadas às chuvas. Só durante a manhã desta quinta, foram 10 atendimentos nos bairros Cordeiros, Espinheiros, Fazenda, Praia Brava e Murta, entre alagamentos, resgate de pessoas e animais, queda de poste, deslizamento de terra e deslocamento de desalojados.

Chuva intensa volta a cair em SC e pode chegar a 100mm, alerta Defesa Civil

Abrigo ativo

Dois abrigos seguem ativos em Itajaí. Um deles fica no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros. Ao todo, 90 pessoas estão no local. O abrigo do Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente, foi ativado a partir das 15h desta quinta.

Continua depois da publicidade

Outros cinco abrigos seguem de sobreaviso e podem ser ativados em caso de necessidade, de acordo com a prefeitura. Por meio das doações recebidas, kits de higiene e produtos essenciais estão sendo distribuídos para auxiliar os moradores.

Itajaí em alerta para deslizamentos, alagamentos e inundações

O alerta para alagamentos, deslizamentos e inundações graduais continua nesta quinta (12) e sexta-feira (13). O risco segue alto devido ao grande volume de chuvas das últimas horas, associado à elevação do nível dos rios em Blumenau e Brusque.

Rio Itajaí-Açu pode chegar a 10,80 metros em Blumenau nesta quinta-feira

Moradores de áreas próximas aos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, além do Ribeirão da Murta, devem ficar atentos. Aqueles que residem em áreas de encosta também precisam ter cuidado com deslizamentos, por conta do solo encharcado.

Confira o nível dos rios em Itajaí:

  • Rio Itajaí-Açu (ICMBio/CEPSUL): 1,29 m (14h)
  • Rio Itajaí-Açu (Praça Celso Pereira da Silva): 2,57 m (14h)
  • Rio Itajaí­-Mirim (canal retificado – Captação SEMASA): 2,30 m (14h)
  • Rio Itajaí­-Mirim (canal retificado e curso antigo – Vitalmar Pescados): 2,10 m (14h)
  • Rio Itajaí-­Mirim (curso antigo – Propriedade privada): 2,83 m (14h)
  • Rio Itajaí-­Mirim (curso antigo – Itamirim Clube de Campo): 2,35 m (14h)
  • Ribeirão da Murta (Portal): 1,22 m (14h)

Continua depois da publicidade

Como fica o tempo nos próximos dias

A expectativa da Defesa Civil é que o tempo melhore ao longo desta quinta, com períodos mais estáveis a partir de meados da tarde, com chuva isolada.

Já na sexta-feira (13), a condição de instabilidade diminui, mas a chuva fraca ainda permanece, a qualquer momento do dia. O risco para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais ainda é alto, mesmo na sexta.

A Defesa Civil aconselha que, com a chuva intensa, a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú registrou 76,57 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Defesa Civil local emitido às 12h. O Rio das Ostras e o Rio Peroba seguem dentro dos leitos, e o nível do Rio Camboriú está em 2,32 metros. Não foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas, apenas algumas ruas com lâminas d’água.

Continua depois da publicidade

Camboriú

Camboriú também segue em alerta. O Rio Peroba chegou a sair da calha, mas baixou e voltou ao limite no começo da tarde desta quinta (12). Há pontos de alagamento no bairro Monte Alegre, na rua Monte Serra Negra, nas esquinas Caraíba, parte da Monte Cruzeiro, Monte Branco, Monte Corcovado, Serra Fina, Monte Roraima, Monte Bonete esquina com a Pitangueiras e uma parte da Monte Bandeiras.

Leia também

BR-376 entre SC e o PR será totalmente bloqueada por causa das chuvas

Quais são as rodovias estaduais e federais interditadas durante o feriado em SC

Destaques do NSC Total