A forte chuva que atingiu Lages neste domingo (30) causou estragos especialmente em serviços públicos de saúde, que foram suspensos nesta segunda (1º). Além da chuva, a cidade registrou ventos de até 53 km/h, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Sargento Ribeiro. Ao menos 46 casas registraram danos, e mais de 10 árvores caíram com a força do vento, mas o número ainda pode aumentar.
Continua depois da publicidade
Os maiores estragos em prédios públicos foram registrados onde operam serviços da Secretaria Municipal da Saúde, incluindo os serviços administrativos. Entre os locais afetados, segundo a prefeitura, estão a Central de Imunização, os setores da Vigilância Epidemiológica, o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o setor de Regulação, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), setor de Curativos Especiais, setor de Oxigenioterapia e Ostomia, setor de Próteses e a Farmácia Central.
Equipes técnicas já fizeram uma avaliação inicial no domingo, e identificaram infiltrações, alagamentos e danos estruturais. Por medida de segurança, e para permitir as ações emergenciais de manutenção, os atendimentos nesses setores estarão suspensos nesta segunda-feira.
No SAD, não haverá atendimento presencial, mas as equipes continuarão realizando com os atendimentos urgentes domiciliares.
A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacinas abertas, no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR) e no Cresça, seguem funcionando. O fornecimento urgente de medicamentos pode ser feito nas unidades da Farmácia + Perto, nas UBS do Vila Nova ou no Guarujá.
Continua depois da publicidade
A previsão é de que os serviços sejam normalizados assim que os reparos forem concluídos. A administração municipal divulgará novas orientações aos usuários ao longo do dia, conforme o andamento das equipes de manutenção.
Chuva em Lages
Imagens compartilhados em redes sociais mostram telhados sendo destruídos e árvores caídas em rios e ruas devido à chuva de domingo (30) em Lages. Os bombeiros militares e a Defesa Civil atuaram em ocorrências pela cidade. Só na Avenida Belizário Ramos. Devido ao forte vendaval, três árvores caíram e travaram totalmente o tráfego de veículos.
O temporal ainda derrubou mais árvores pela cidade, além de afetar casas, arrancando telhados, e alagar vários pontos das cidades. Moradores receberam lonas como ação emergencial. Um vídeo divulgado nas redes sociais ainda mostra a força do vento levantando o telhado de um prédio.
Vídeo mostra estragos em Lages
De acordo com a prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), o temporal comprometeu diversas estruturas públicas, como os prédios da Secretaria de Saúde e Farmácia Central.
Continua depois da publicidade
— Também tivemos ventos fortes na Igreja do Conventinho, em que lamentavelmente uma senhora ficou ferida e foi assistida pela equipe do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres — relatou a prefeita.










