O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Santa Catarina em alerta de “perigo” para chuvas intensas entre a madrugada e fim da noite desta terça-feira (26). De acordo com o órgão, há risco potencial de ventos intensos de até 100 km/h, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Continua depois da publicidade

O alerta é válido para as seguintes regiões de Santa Catarina: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte, Sul e Oeste Catarinense. Até esta terça-feira, os maiores acumulados de chuva nas últimas 48 horas foram registrados em Rio do Campo, com 97.8 milímetros, Mirim Doce (93 milímetros) e Witmarsum (90.6 milímetros), todas cidades na região do Vale do Itajaí.

Chuvas causaram estragos em SC

As chuvas atingem Santa Catarina desde o final de semana e causaram estragos em algumas cidades do Estado. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados danos em 19 casas, com deslizamentos em Urubici e ocorrências em Videira, Tangará, Lages e Curitibanos.

Em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, o aumento do nível do Rio Pombas e Rio Novo, isolou duas comunidades nesta segunda-feira (25), com aproximadamente 20 pessoas.

No domingo (24), em Orleans, no Sul de Santa Catarina, um grupo de três pessoas precisou ser resgatado pelos bombeiros após o aumento repentino do nível do Rio Laranjeiras. Eles estavam acampando no local.

Continua depois da publicidade

Em Curitibanos, na Serra, também no domingo, duas famílias foram orientadas pelo Corpo de Bombeiros a deixarem as suas casas após uma queda de muro ser registrada na região. O município fará uma análise técnica do local.

Na SC-120, ainda em Curitibanos, uma pedra foi removida do Km 237,3 na manhã de domingo. O local foi sinalizado e recebeu manutenção da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

Na Serra do Rio do Rastro, quedas de barreiras provocaram uma interdição temporária da rodovia na noite de sábado (23). A via foi liberada, mas a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) pede para que os motoristas dirijam com atenção.

Em Lages, a Defesa Civil registrou alagamentos em vias públicas. A cidade não teve desabrigados, desalojados e casas afetadas pelas chuvas no domingo.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos estragos

Previsão para os próximos dias

A madrugada de quarta-feira (27) inicia com chuva persistente e intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, com risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos, diz a Defesa Civil. No decorrer da manhã, a chuva perde força e passa a ocorrer de maneira fraca e isolada.

A quinta-feira (28) ainda será com o tempo instável em Santa Catarina devido a uma circulação marítima. O dia será marcado por céu encoberto e chuva fraca a qualquer hora. O risco é baixo para ocorrências associadas a alagamentos. 

Na sexta-feira (29) e no sábado (30), a circulação marítima continua deixando o tempo instável no leste catarinense, com céu com muitas nuvens e chuva fraca a qualquer momento do dia. No Grande Oeste, o sol e o tempo firme predominam.

Continua depois da publicidade

Veja orientações do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia mais

Cinco cidades de SC registram deslizamentos e estragos devido à chuva intensa

Frio intenso continua e chuva que causou estragos se estende ao longo da semana em SC