A semana deve ser marcada por instabilidades no tempo de Santa Catarina. Há previsão de temporais e pancadas de chuvas intensas e volumosas, que devem vir acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento, quedas de granizo e possibilidades de deslizamentos e alagamentos. O alerta da Defesa Civil prevê ainda a passagem de uma frente fria e formações de geadas e nevoeiros em quase todas as regiões do Estado, especialmente entre terça-feira (3) e quarta-feira (4), além de leve declínio das temperaturas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Nesta segunda-feira (2), a influência de um sistema de alta pressão mantém o tempo estável e com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. No período da tarde, as temperaturas variam entre 15°C e 29°C, com rajadas de vento entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras e possibilidade de chuvas isoladas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
No fim da terça-feira (3) o tempo começa a mudar em toda Santa Catarina. A formação de uma frente fria e o aumento da nebulosidade trazem o retorno de pancadas de chuvas e temporais para o Estado, que podem ser acompanhados de danos nas redes elétricas, quedas de árvores, destelhamentos e eventuais quedas de granizo, especialmente nas áreas em laranja (veja mapa abaixo). As temperaturas variam entre 25 e 33°C do Grande Oeste aos Planaltos, e oscilam entre 17 e 26°C no restante do Estado.

Já ao longo da quarta-feira (4), as instabilidades associadas à formação e passagem da frente fria se intensificam e favorecem a persistência de chuvas fortes e volumosas, com possibilidade de enxurradas e alagamentos em todas as regiões, além de acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros. Também há condições para a formação de nevoeiros e rajadas de vento que atingem até 70km/h entre a Serra e o litoral de Santa Catarina. As temperaturas tem leve decréscimo e oscilam entre 14°C e 22°C na maior parte do Estado.
Continua depois da publicidade

Quando o tempo melhora em SC?
De acordo com a Epagri/Ciram, a atuação de uma massa de ar seco favorece o retorno do sol e uma trégua das chuvas na quinta-feira (5) em Santa Catarina.
El Niño desentoca animais peçonhentos no inverno e aumenta ocorrências em SC
No entanto, as precipitações retornam com grande volume e totais elevados entre a sexta (6) e o domingo (8), especialmente nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, devido à aproximação de instabilidades pelo Oeste e Sul do Estado.
Relembre nevascas históricas e os recordes de frio em SC
Leia também
SC tem um morador de rua a cada mil habitantes
Pizzaria artesanal que faz sucesso nas redes sociais abre unidade em Florianópolis