Passageiros enfrentaram uma série de transtornos nos aeroportos de São Paulo após as fortes chuvas que atingiram a capital paulista entre esta segunda (22) e terça-feira (23). Os principais afetados foram os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos com dezenas de voos cancelados ou alternados, gerando impacto em conexões nacionais e internacionais. Em Florianópolis, voos foram impactados.

Continua depois da publicidade

Uma das pessoas afetadas pelos transtornos foi uma passageira de Santa Catarina, que preferiu não se identificar. Ela embarcou em Florianópolis e tinha como destino final Salvador, na Bahia, com uma conexão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. No entanto, o voo para a capital baiana foi cancelado, impedindo que ela seguisse viagem conforme o planejado.

— Teve um monte de cancelamento e voo atrasado ontem [segunda-feira]. Decidi voltar para Florianópolis, porque não conseguiria pegar outra conexão a tempo para os compromissos que eu tinha. Não havia mais hotel na região para acomodar as pessoas — relata a passageira.

Só na segunda-feira, 24 voos com destino a Guarulhos foram alterados e outros 30 cancelados. No entanto, o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) informou que a operação segue normal na manhã desta terça-feira (23).

Segundo informações do Floripa Airport, em Florianópolis, outros dois voos com origem e destino para o Aeroporto de Congonhas foram cancelados nesta terça-feira (23). Na segunda-feira, nenhum voo apresentou problema.

Continua depois da publicidade

Posicionamento das companhias aéreas

A LATAM Airlines Brasil reforçou que os atrasos e cancelamentos foram causados pelas fortes chuvas, um fator fora do controle da companhia.

Alguns dos voos de/para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos nesta terça-feira (23/09) sofreram atrasos, precisaram ser desviados ou cancelados. A companhia esclarece que está oferecendo assistência necessária aos passageiros e recomenda que os clientes consultem o status de seus voos na página Minhas Viagens em latam.com”, declarou a companhia em nota oficial.

A companhia GOL Linhas Aéreas também se manifestou sobre as adversidades nos voos.

“12 voos da Companhia com origem ou destino ao Aeroporto de Guarulhos (GRU), dez voos ao Aeroporto de Congonhas (CGH) e dois voos ao Aeroporto de Viracopos (VCP) foram cancelados. […] Todos os Clientes impactados receberam as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC [ conforme as necessidades”, afirmou também em nota.

A resolução citada define regras sobre oferta de serviços, direitos dos passageiros em casos de cancelamentos, atrasos, preterição e extravio de bagagens, além de prever obrigações contratuais para transportadores e passageiros. A norma também trata de reembolso, assistência material, canais de atendimento e penalidades por descumprimento, visando garantir transparência e qualidade no serviço prestado pelas companhias aéreas.

Continua depois da publicidade

Chuvas em SP

Os fortes temporais do início dessa semana, que impactaram os aeroportos, provocaram queda de árvores, destelhamentos de casas, transbordamento de córregos e, principalmente, a queda de energia em imóveis em São Paulo. Mais de 500 mil pessoas chegaram a ficar sem luz na região.

Segundo a prefeitura, somente na Capital foram mais de 130 árvores caídas, 55 semáforos apagados por falta de energia e 18 pontos de alagamento.

— Tudo isso foi causado por uma frente fria que veio do Sul do Brasil, passou pelo estado de São Paulo e agora começa a se afastar para o alto-mar. O que a gente vai ter agora é um frio bem intenso. As temperaturas em São Paulo vão ficar baixas — afirmou o meteorologista César Soares, da Climatempo.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Passageiros vivem momentos de tensão após avião ser atingido por granizo no ar em Chapecó

Em ano histórico, SC se consolida como destino de turistas internacionais

Florianópolis se prepara para receber “invasão” de turistas na temporada 2025/2026