A formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve mudar o tempo em Santa Catarina a partir da tarde desta sexta-feira (17). Segundo a Defesa Civil estadual, a combinação de umidade, calor e instabilidade cria condições para chuvas fortes e temporais isolados, que podem se estender pelo sábado (18) com a chegada definitiva do sistema ao estado.
Continua depois da publicidade
Cidades do Sul de SC entram em alerta para ventos costeiros e “invasão” de areia na orla
De acordo com o Meteored, a frente fria será impulsionada por um ciclone extratropical no extremo sul do continente. O sistema vai avançar rapidamente sobre o território brasileiro, provocando chuvas volumosas, queda de granizo e ventos intensos, que podem superar 100 km/h em áreas do litoral de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Chuvas isoladas e risco de temporais em SC
A previsão é de que os primeiros núcleos de instabilidade surjam na madrugada da sexta-feira, de forma pontual e passageira em regiões do Oeste catarinense, ganhando força ao longo da tarde. No sábado, a frente fria avança sobre todo o estado, trazendo chuvas mais amplas e persistentes.
Com a combinação das chuvas e dos ventos intensos, há risco de destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente em áreas mais expostas do litoral e do planalto.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil recomenda que, em caso de chuvas:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Impactos na região Sul
O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sentir os efeitos da frente fria na sexta-feira, com acumulados de chuva que podem chegar a 150 milímetros e alagamentos em regiões já afetadas por enchentes. Santa Catarina também já começa a sentir os efeitos ao longo da sexta-feira (17). No Paraná, os temporais devem se intensificar a partir da noite, com ventos fortes e descargas elétricas.
Durante o sábado (18), o sistema se desloca em direção ao Sudeste e Centro-Oeste, levando chuvas intensas para São Paulo e Mato Grosso do Sul pela manhã, e para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso ao longo do dia.
Após a passagem das tempestades, uma massa de ar frio de origem polar avançará pelo país, provocando queda acentuada nas temperaturas em todo o centro-sul. As serras Catarinense e Gaúcha devem registrar as mínimas mais baixas, com possibilidade de geadas tardias no início da próxima semana.
Continua depois da publicidade
Tempestades já atingiram SC no último final de semana
Cidades de Santa Catarina registraram estragos devido às fortes chuvas que atingiram o Estado entre sábado (11) e a noite de domingo (12). Os danos, segundo a Defesa Civil, foram registrados principalmente nos municípios do Oeste catarinense, com quedas de árvores, ruas alagadas e fortes ventos.
As tempestades foram impulsionadas pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai.
Veja as fotos dos estragos causados pelas chuvas
*sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
10 estados estão em alerta de perigo para chuvas de até 100 mm e ventos de até 100 km/h
FOTOS: Chuvas alagam ruas e destelham casas em SC em meio ao alerta de ciclone extratropical








