Um ciclone extratropical causou estragos em diversas cidades da Argentina na noite deste sábado (15). O país continua sob alerta de fortes tempestades e nova possibilidade de ciclone, principalmente em regiões próximas ao Brasil. O fenômeno deve impactar o tempo em alguns estados brasileiros, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, auxiliando no avanço de frente fria e chuvas.
Continua depois da publicidade
A formação do ciclone extratropical aconteceu entre a Argentina e o Uruguai. De acordo com o jornal argentino Diario Actualidad, o fenômeno atingiu escolas, derrubou árvores e causou outras destruições. Não houve registro de feridos.
Veja fotos do ciclone na Argentina
Conforme o Serviço Meteorológico da Argentina, é esperado a passagem do ciclone nas cidades de Formosa, Resistencia, Corrientes e Posadas nas próximas horas. O órgão nacional ainda emitiu um alerta laranja, que pede para que as pessoas se preparem para a possibilidade de um fenômeno perigoso atingir sua região.
Alerta no Brasil
Apesar de não impactar diretamente o Brasil, o ciclone provoca uma frente fria que avança pela região Sul do Brasil entre domingo (16) e segunda-feira (17).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas para Santa Catarina neste domingo (16). De acordo com o órgão, há grande chance de tempestade nas áreas próximas à Argentina. Há possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Municípios como Barra Bonita, Água Doce, Bela Vista do Toldo e Bom Jesus do Oeste podem ser atingidos pela forte tempestade. Já Araquari, Balneário Camboriú, Biguaçu e Criciúma têm alerta laranja para ventos costeiros. O estado do Rio Grande do Sul também está sob risco de ocorrências climáticas.






