O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta vermelho para ventos costeiros em Santa Catarina no sábado (8), por influência da formação de um ciclone que irá atingir o Estado. O grau de severidade do alerta, segundo o órgão, é de “grande perigo”.
Continua depois da publicidade
Antes, o Inmet e a Defesa Civil do Estado já haviam alertado para ventos ao longo da semana e para a formação do ciclone extratropical no sábado. O fenômeno ainda deve agitar as águas do litoral catarinense, com risco de ressaca e erosão costeira, sob alerta amarelo e laranja, respectivamente.
Agora, o Inmet ampliou o alerta para vermelho, com grau de severidade de “grande perigo” e chance de movimentação de areia sobre construções na orla. O alerta é válido para o período da tarde de sábado, e abrange todas as regiões litorâneas de Santa Catarina, desde o Sul até o Norte.
Quais cidades de SC estão sob alerta vermelho?
As regiões sob alerta vermelho são:
- Grande Florianópolis;
- Vale do Itajaí;
- Norte; e
- Sul.
Continua depois da publicidade
O Inmet também alerta para ventos costeiros no Rio Grande do Sul, que também pode sofrer com o ciclone.
Defesa Civil alerta para ondas de 4,5 metros
Além disso, a Defesa Civil do Estado alertou para ondas de até 4,5 metros, no sábado. A agitação marítima deve causar ocorrências em todo o litoral catarinense, com a região Norte sob alerta amarelo, e as regiões Sul e Grande Florianópolis sob alerta laranja.
O órgão alerta que no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas predominam de sudeste, entre 3,5 e 4,5 metros de altura, com picos acima em alto mar. No Litoral Norte, as ondas predominam de sul, entre 2,5 e 3,5 metros.
Quais as recomendações da Defesa Civil?
Para a Defesa Civil do Estado, é recomendado:
Continua depois da publicidade
- Evitar atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.
- Evitar também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
- Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco









