A primeira semana de novembro termina com a formação de um ciclone intenso sobre o Sul do Brasil. O fenômeno começa a se desenvolver na sexta-feira (7) e deve provocar chuvas acima de 100 mm em menos de 24 horas, além de ventos que podem ultrapassar 100 km/h em algumas regiões.
Continua depois da publicidade
As informações são do meteorologista Denis William, publicadas no portal de meteorologia Meteored, que apontam que cinco estados brasileiros serão afetados.
Formação do ciclone
De acordo com o meteorologista, o sistema surge a partir do aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica, intensificada pela combinação de umidade vinda do Norte do país e fortes correntes de ar em altitude. Esse cenário cria condições ideais para o desenvolvimento de tempestades e ventos muito fortes. O ciclone extratropical começa a se formar no Sul, avançando gradualmente sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre sexta (7) e sábado (8).
Durante a manhã de sexta, o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul já devem registrar temporais com trovoadas e descargas elétricas. No período da tarde, as rajadas podem ultrapassar 95 km/h na região metropolitana de Porto Alegre, com risco de queda de árvores e interrupção de energia.
Em Santa Catarina, o tempo também deve se agravar, especialmente no Litoral Sul e na Serra Catarinense, onde o vento pode passar de 100 km/h na madrugada de sábado (8). Já Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul terão pancadas de chuva e ventos acima de 60 km/h, com risco de granizo em áreas isoladas.
Continua depois da publicidade
Sábado ainda será de atenção
Ainda segundo o Meteored, mesmo com o afastamento gradual do ciclone durante o sábado, os alertas continuam. O Rio Grande do Sul segue sendo o estado mais afetado, com acumulados que ultrapassam 200 mm ao longo da semana.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, mesmo com o afastamento da frente fria, o tempo segue instável no Estado, com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. A instituição afirma que o vento é de moderado a forte no final de semana, com rajadas que podem superar os 80 km/h.
A frente fria associada ao sistema avança em direção ao Sudeste, levando chuvas fortes e trovoadas para o interior paulista e o Mato Grosso do Sul.
Veja as recomendações do Inmet em caso de tempestades
Em situações de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Continua depois da publicidade



