O Outono em Santa Catarina chega no dia 20 de março e deve ser atípico. A estação deve trazer temperaturas acima da média, em dias consecutivos, inclusive no período noturno, e ciclones extratropicais, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense, segundo a Epagri/Ciram.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em março são esperados períodos prolongados sem chuva e abaixo da média, especialmente para a região Oeste. A Epagri destaca que o fim do verão e início do outono permanecem com o risco de eventos de chuva forte, temporais (com forte atividade de raios), granizo e ventania.

A partir da segunda quinzena de março, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100 mm a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 mm a 210 mm no Litoral do Estado.

Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no Estado.

Continua depois da publicidade

A partir de março, também, os ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quando chega o friozinho

Neste ano, os episódios de frio com formação de geada ao amanhecer, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, devem ocorrer a partir de abril, ficando mais frequentes em maio com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.

Santa Catarina no Outono

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Universidades de SC terão que informar à Justiça medidas e custo do ensino remoto na pandemia

Continua depois da publicidade

Feira da Estação reúne mais de mil pessoas em Blumenau