Jaraguá do Sul perdeu o posto de cidade mais segura do Brasil. Agora, o município no topo da lista é Brusque, no Vale do Itajaí, mostra o Atlas da Violência de 2025. No pódio há apenas nomes catarinenses: Jaraguá do Sul ficou com a segunda colocação e Tubarão com a terceira. Assim, Santa Catarina continua sendo o Estado mais seguro do país.

Continua depois da publicidade

O atlas foi feito pela terceira vez pelo My Side Guia Imóveis com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde de 2024. O levantamento usa apenas a taxa de homicídio por 100 mil habitantes como indicador, excluindo então cidades com menos de 100 mil moradores e outros crimes por “não haver, até o momento, uma base nacional com cobertura completa e metodologia uniforme que permita comparação direta entre municípios”, explicaram os pesquisadores.

Foi a primeira vez que Jaraguá do Sul não surgiu na liderança. A cidade manteve a taxa do ano passado, de 2,2 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas Brusque teve uma queda de 4,2 para 1,4 e figurou com o melhor índice do país.

As cidades de SC entre as 30 mais seguras do Brasil

Há recortes da pesquisa que também evidenciam outros bons números catarinenses. No ranking de cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes, Blumenau é campeã (5 assassinatos a cada 100 mil moradores). Palhoça, com 6,3, ficou em quarto lugar. Florianópolis é a capital mais segura do país.

Além disso, Santa Catarina (8,6) foi o único Estado com taxa abaixo de dez e junto com o quarto colocado (Rio Grande do Sul, com a taxa de 15,2), puxou a região Sul para o alto, tornando-a referência no Brasil.

Continua depois da publicidade

As 10 cidades mais seguras de SC