A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, confirmou nesta semana o primeiro caso de Chikungunya registrado na cidade em 2025. Segundo a Vigilância Epidemiológica, este é um caso importado, porque a mulher esteve recentemente no estado do Mato Grosso, onde contraiu o vírus.
Continua depois da publicidade
Segundo o que informou a prefeitura do município, a mulher já está recuperada dos sintomas mais agudos, mas segue com o acompanhamento médico.
A Chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela dengue e pelo zika vírus. Os principais sintomas incluem febre alta, dores articulares intensas, fadiga e dor de cabeça.
Embora nem todos os quadros evoluam com gravidade, a infecção pode comprometer a qualidade de vida, por conta das dores persistentes nas articulações.
Prevenção deve continuar mesmo no frio
O setor de Controle de Endemias de Joaçaba alerta que, mesmo durante o inverno, a prevenção contra o mosquito transmissor precisa continuar. A orientação é manter cuidados contínuos durante todo o ano.
Continua depois da publicidade
Leia também
Baixa adesão preocupa e Lages amplia horários para vacinar crianças contra gripe
Saiba quais vagas na área da saúde estão abertas para credenciamento em Lages