O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decretou neste sábado (8) estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sentimentos aos familiares das vítimas e anunciou nas redes sociais o envio de reforços para a cidade. Ao menos 600 pessoas ficaram feridas.

Continua depois da publicidade

“Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, composta pelos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está se deslocando para a região. Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”, comunicou o presidente no X (antigo Twitter), na manhã deste sábado.

O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região. Ele permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida.

A partir do decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.

Veja as fotos dos estragos causados pelo tornado

Continua depois da publicidade

Tempestade deixou ao menos 6 mortos

O fenômeno, registrado na sexta-feira (7), deixou ao menos seis pessoas mortas, duas desaparecidas e mais de 430 feridos.

Do total de mortes, cinco ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. As vítimas são quatro homens com idades de 49, 53, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco.

O tornado no Paraná foi classificado como F3, com ventos acima de 250 km/h. O governo informou que estragos também foram registrados em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.

Confira o pronunciamento de Lula na íntegra

“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.

Continua depois da publicidade

Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, composta pelos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está se deslocando para a região. Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas.

Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário”.