Um vídeo aéreo feito na manhã deste sábado (8) mostra o tamanho da devastação de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, após a passagem de um tornado com ventos de 250 km/h. O fenômeno, registrado na sexta-feira (7), deixou ao menos seis pessoas mortas, duas desaparecidas e mais de 430 feridos.
Continua depois da publicidade
Do total de mortes, cinco ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. As vítimas são quatro homens com idades de 49, 53, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco.
Veja a devastação no Paraná
Tornado devastou 80% da cidade
A Defesa Civil informou que o fenômeno deixou ao menos 80% da cidade destruída, com casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão.
Segundo relato de moradores, o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda. Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 quilômetros de Curitiba.
Continua depois da publicidade
Na noite desta sexta-feira, mais de 3 mil imóveis da cidade estavam sem luz. A distribuição de água também foi afetada. O Corpo de Bombeiros informou que o número de vítimas pode aumentar. Equipes de várias regiões do estado foram enviadas para ajudar nos trabalhos, além de ambulâncias e aeronaves para auxiliar no resgate.
— Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento — disse Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná.
O tornado no Paraná foi classificado como F3, com ventos acima de 250 km/h. O governo informou que estragos também foram registrados em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.
Veja a destruição deixada pelo tornado
Continua depois da publicidade
*Com informações do g1






