Com o objetivo de ampliar o monitoramento no Estado, uma nova estação meteorológica será instalada em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. O projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) busca integrar a pesquisa científica ao ensino técnico. O prazo de conclusão é de seis meses.
Continua depois da publicidade
A ação amplia o monitoramento agrometeorológico nas regiões do Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. Além de Canoinhas, novas estações também devem ser instaladas em São José do Cerrito, Água Doce, Campo Erê e São Miguel D’Oeste. A previsão é que os equipamentos entrem em operação nos próximos seis meses.
Veja fotos
De acordo com o gerente da Epagri/Ciram, Luiz Garbossa, as estações vão medir variáveis como precipitação, temperatura e umidade do ar, temperatura de relva, molhamento foliar, vento, pressão atmosférica e radiação solar.
Continua depois da publicidade
— Os dados serão transmitidos em tempo real ao banco de dados da Epagri e estarão disponíveis à sociedade catarinense de forma livre e gratuita por meio da plataforma Agroconnect — explica.
Segundo a Epagri, duas das estações foram adquiridas com recursos do projeto Rede Sul Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas e Prevenção aos Desastres Naturais (Rede Climasul), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). As outras três serão adquiridas com recursos próprios da Epagri. O custo de cada uma é de cerca de R$ 100mil.
As estações devem ser instaladas nos cinco Centros de Educação Profissional Agrotécnicos da Epagri (Cedups). Assim, além da função técnica, as estações meteorológicas funcionarão como unidades didáticas.
— A iniciativa fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão rural, preparando os jovens para utilizar tecnologias ambientais cada vez mais essenciais no campo e contribuindo com o desenvolvimento sustentável das regiões onde os Cedups estão inseridos — destaca a diretora de Ensino Agrotécnico da Epagri, Andréia Meira.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Multinacional de Joinville anuncia 95 vagas para jovens aprendizes; veja como participar
Como é o lado de dentro de moinho centenário de SC; interior também será restaurado