A cidade de Piên, que fica “colada” em Santa Catarina, fazendo divisa com São Bento do Sul, investiga um caso suspeito de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica no último sábado (4). A informação foi divulgada na quarta-feira (8).
Continua depois da publicidade
O paciente tem 20 anos, mora em Piên e apresentou sintomas como tontura, visão turva, náusea e episódio de vômito dois dias após ingerir um copo de cachaça. O caso foi inicialmente atendido na Santa Casa de Piên e, posteriormente, transferido para o Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, onde o jovem permanece internado para acompanhamento.
Exames laboratoriais indicaram acidose mista, condição que pode estar relacionada à intoxicação por metanol. O material coletado foi encaminhado para análise na Polícia Científica do Paraná, que deverá confirmar ou descartar a presença da substância. A Vigilância Sanitária informa ainda que está realizando a investigação da origem desta bebida, para descobrir a procedência e origem do produto consumido.
Diante do caso, a Vigilância Sanitária de Piên e o Procon da cidade intensificaram as ações de fiscalização em bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas da cidade. Os agentes estão entregando a Recomendação Administrativa nº 05/2025, que orienta sobre a compra e venda de bebidas de forma segura e dentro das normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Secretaria de Saúde reforça que bebidas adulteradas ou de origem desconhecida podem representar grave risco à vida. Em caso de sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou confusão mental após o consumo de bebidas alcoólicas, a recomendação é buscar atendimento médico imediato e não realizar testes caseiros.
Continua depois da publicidade
“As investigações seguem em andamento, e novas informações serão divulgadas assim que os resultados laboratoriais forem confirmados”, informou a Secretaria de Saúde de Piên por meio de nota.
O que acontece quando ingerimos bebidas alcoólicas?
Leia também
Sobe para cinco o número de mortes confirmadas por intoxicação com metanol em bebidas
Perícia confirma que bebidas foram contaminadas com metanol de forma proposital
Bebida falsa que custou R$ 5,50 pode ter causado intoxicação por metanol no Paraná






