Urubici voltou a se destacar como o destino turístico mais procurado da Serra Catarinense. Conhecida por sua hospitalidade, a cidade liderou a preferência dos visitantes na pesquisa da Fecomércio, com 53,6% das menções na busca por hospedagens.
Continua depois da publicidade
A temporada de inverno registrou bons resultados para o setor do turismo na Serra Catarinense. A pesquisa divulgada na última quarta-feira (24) apontou que o gasto médio dos turistas cresceu 26% em 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Turistas movimentam a Serra
A pesquisa da Fecomércio mostra que, além de Urubici, São Joaquim e Lages aparecem com 17,6% cada, na busca por hospedagens. O perfil do visitante de inverno na Serra continua majoritariamente brasileiro, com 99,8% do total. Destes, 60,4% são catarinenses, mas cresce a presença de turistas de outros estados, especialmente de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Outra tendência acompanhada na pesquisa é a consolidação do enoturismo, com 11,9% dos visitantes citando vinícolas e vinhedos entre as atrações.
A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e agosto em 10 municípios serranos, com total de 404 visitantes e 363 empresários entrevistados.
Cenários que encantam no destino mais acolhedor
E para quem deseja visitar Urubici, alguns locais são imperdíveis. Entre os destinos mais encantadores, alguns locais são paradas obrigatórias para quem visita a cidade considerada a mais acolhedora do Brasil.
Continua depois da publicidade
Combinando aventura e beleza natural, os atrativos revelam por que a região se tornou uma queridinha dos viajantes. A Serra do Corvo Branco, que tem o famoso corte na rocha com quase 90 metros de altura, impressiona. A estrada, que foi a primeira ligação entre o Litoral e a Serra de Santa Catarina, ainda guarda seu ar desafiador com suas curvas fechadas.
Já a Cascata Véu de Noiva, localizada a cerca de 20 km do centro da cidade, é uma das mais belas entre as existentes no município. Suas águas deslizam por um paredão de 65 metros de altura, formando um espetáculo que lembra o tecido branco de um véu nupcial, que é de onde vem o nome da cachoeira.
Para os aventureiros e amantes de cenários cinematográficos, o “Teto da Serra”, Morro Agudo, com 1.743 metros de altitude, proporciona trilhas desafiadoras e vistas panorâmicas que impressionam.
O Morro do Campestre, com suas formações rochosas singulares, é perfeito para fotos ao entardecer. Mais distante, o Cânion Espraiado surpreende com paredões de até mil metros, trilhas e cachoeiras que desafiam o fôlego.
Continua depois da publicidade
Leia também
Em SC, cidade mais acolhedora do Brasil “esconde” um jardim secreto inspirado na França





